- Por Karina Hollo

Guia do protetor solar

Não tem desculpa: precisa aplicar filtro solar todo dia. Como tornar essa rotina mais fácil e prazerosa? A gente explica

A gente sabe que passar protetor solar, todos os dias, é indispensável para manter a pele jovem e sem manchas. Mas vive arrumando desculpas para não aplicar. Como resolver probleminhas tipo: como reaplicar o FPS e manter a make intacta, e evitar ardência nos olhos? A gente te conta!

PROBLEMA A raiz do meu cabelo fica oleosa

SOLUÇÃO Ao evitar que o protetor solar encoste no couro cabeludo, costumamos não passá-lo próximo à raiz dos cabelos.

“Como resultado, começam a aparecer sinais de envelhecimento nessa região que não é protegida corretamente do sol. Uma ótima saída é optar por protetores solares em pó”, fala a dermatologista Apolonia Sales.

PROBLEMA: Não dá para retirar a maquiagem toda vez que reaplico o protetor solar

SOLUÇÃO “Existem protetores bem finos e incolores, específicos para serem aplicados sobre a maquiagem, a cada 3 horas, tempo de duração do produto na pele. Não esqueça de aplicá-lo também no pescoço e nas mãos”, diz a médica.

PROBLEMA: Meus olhos ardem

SOLUÇÃO Os olhos costumam arder porque o protetor solar pode migrar da testa ou da área ao redor dos olhos, causando irritação. Para o rosto, prefira protetores solares em bastão, que escorrem menos.

“Eles, inclusive, podem ser aplicados nas olheiras sem perigo de os olhos arderem. Mas é importante não esfregar o produto na região, que é naturalmente fina. Deixe a pele absorver o produto por uns 10 minutos e só depois aplique a maquiagem.” Quem usa lente de contato deve colocá-las antes da aplicação do protetor.

PROBLEMA Protetores solares causam oleosidade à minha pele

SOLUÇÃO “Em dias muito quentes, prefira protetores mais leves, com toque aveludado, de textura fina e efeito mate, que absorvem a oleosidade”, sugere ela.

PROBLEMA Minha pele arde quando uso protetor solar

SOLUÇÃO Opte por protetores solares minerais. “Produtos com pouca tintura na fórmula e à base de óxido de zinco também são indicados para quem costuma ficar com a pele vermelha ao usar protetor solar. Essa dica também vale para grávidas.”

PROBLEMA A prática de esportes ao ar livre derrete os protetores muito rápido!

SOLUÇÃO Nesse caso, opte por protetores à prova
d´água e específicos para prática de esportes, que duram mais tempo na pele.