O que causa insolação e como evitá-la nos dias quentes?

Saber como prevenir e tratar a insolação é fundamental para manter a saúde e aproveitar as altas temperaturas de maneira segura

Nos dias quentes, é essencial aproveitar o clima com responsabilidade. O que causa insolação é, em grande parte, a exposição prolongada ao sol sem os cuidados necessários, resultando em uma condição perigosa que pode afetar o corpo inteiro.

O expert e dermatologista, Amilton Macedo, indica como prevenir a insolação mesmo em dias nublados. Confira! 

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

O que é e o que causa insolação?

Causada pelo superaquecimento do corpo, a insolação é uma condição grave que ocorre devido a longos períodos de exposição ao sol. Quando o corpo não consegue regular a temperatura, ela pode atingir níveis perigosos, acima de 40°C, levando a sintomas que podem desregular o sistema nervoso .

“A insolação tem a ver com o tempo de exposição solar. Porém ocorre com mais frequência nos dias nublados – dias esses que as pessoas esquecem de aplicar e reaplicar o protetor solar”, alerta o dermatologista.

  • Exposição excessiva ao sol: passar longos períodos sob o sol sem proteção adequada;
  • Falta de hidratação: a baixa ingestão de água impede o corpo de compensar a perda de líquidos pela transpiração;
  • Atividades físicas em horários de pico solar: praticar exercícios sob altas temperaturas aumenta o risco de superaquecimento;
  • Uso de roupas inadequadas: tecidos pesados ou de baixa ventilação podem dificultar a dissipação do calor corporal.

O uso de protetor solar é indispensável, mas ele não previne a insolação. Portanto, é de extrema importância manter todos os cuidados possíveis!

Insolação: quais os sintomas?

Os principais sintomas da insolação incluem uma sensação intensa de calor, pele avermelhada e quente ao toque. Em casos mais graves, podem ocorrer desmaios, respiração acelerada e até convulsões. Abaixo o dermatologista indica os sintomas para ficar de olho:

“Ao identificar os sintomas devemos procurar assistência médica imediatamente”, diz Dr. Amilton.

  • Temperatura corporal elevada (acima de 40°C) – é o principal sinal de insolação;
  • Pele quente, seca e avermelhada – devido à falha na transpiração;
  • Confusão mental – desorientação, dificuldade de fala e comportamento alterado
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Respiração rápida e superficial;
  • Batimentos cardíacos acelerados (taquicardia);
  • Fraqueza muscular ou cãibras;
  • Tontura e desmaios;
  • Convulsões.

Os sintomas mudam em crianças e adultos?

Segundo o expert, existem sim diferentes nos sintomas de insolação entre crianças e adultos. “Devido às características fisiológicas, as crianças têm mais dificuldade de regular a temperatura do corpo e mais chances de desidratar, podendo apresentar sintomas muito mais rápidos e graves que os adultos”, fala.

Prevenção e recuperação da insolação

Hidratação, proteção e ambiente fresco para prevenir a insolação

Prevenir a insolação não é apenas uma questão de conforto, mas também de segurança e saúde. Manter-se hidratado, proteger a pele e evitar a exposição excessiva ao sol são hábitos essenciais para evitar complicações.

“A recuperação vai depender do grau e dos sintomas apresentados. Para os sintomas leves, por exemplo, o paciente pode se recuperar mais rápido. O importante é que, assim que os sintomas aparecerem, procure assistência médica imediatamente, principalmente crianças e idosos”, fala o expert.

- Por Nathalia Marchi