- Por Felipe Gomes

Inverno: como manter a rotina fitness mesmo nos dias frios?

Bateu aquela preguiça de ir malhar nos dias mais frios do ano? Saiba como manter a rotina fitness mesmo com a queda de temperatura

É normal que, com a queda de temperaturas, a nossa animação em ir malhar diminua e a vontade de comer mais besteirinhas durante o dia aumente. Não que há algo de errado em querer comer algo de diferente na estação mais fria do ano, mas fica o aviso: o alimento tem o poder de dar ou tirar a nossa energia.

“Invista numa alimentação rica em carboidratos de baixo índice glicêmico”, indica a expert esteticista e cosmetóloga Flávia Medeiros. “Evite o espaço entre as refeições e mantenha-se alimentando de 3 em 3 horas para o metabolismo não estagnar. Desta forma, a preguiça de treinar no inverno passará longe porque o metabolismo e a disposição corporal estará em alta.”

A profissional alerta que sopas termogênicas com ingredientes como gengibre e a pimenta são recomendados para manter os ponteiros da balança em equilíbrio nos dias frios. Quanto aos tratamentos mais realizados, a dica é optar por aqueles que ajudem a acelerar o metabolismo e a queimar calorias e os que tratem do inchaço e da gordura localizada – como a radiofrequência, por exemplo.

Cuidados no treino

Na hora de treinar, é importante ficar atenta às lesões. “As principais que surgem no inverno são causadas pela falta de hidratação da pele e a baixa ingestão de água diária”, alerta Flávia. “Ingira a quantidade de água necessária para boa hidratação corporal e funções metabólicas e invista em cremes hidratantes diariamente evitando o ressecamento que deixa a pele propícia para lesões. A ureia é uma boa aliada.”

Caso a rotina não permita que você dê um pulinho na academia, é possível recorrer a tratamentos que liberam a energia em forma de calor e causam lipolise (quebra da célula de gordura). Porém, a profissional alerta que os resultados são potencializados unindo as duas modalidades – treino e tratamentos.