- Por Monique Abrantes

Guia do Leave-in e Creme para Pentear

O segredo para um cabelo protegido das agressões, macio, luminoso e sem frizz está nesse cosmético que não pode ficar de fora da rotina de cuidados dos fios.

Leave-in e creme para pentear são tão importantes à saúde do cabelo quanto shampoo e condicionador. Isso porque eles foram criados para proteger os fios das agressões, como o uso de secador e chapinha, exposição ao sol e à poluição e processos químicos constantes, que causam os danos à estrutura da fibra, tais como quebra, desbotamento da cor, frizz e aspereza.

Em forma líquida ou cremosa, os leave-in e cremes para pentear formam uma barreira protetora sobre os fios e devem ser usados diariamente, para garantir a selagem das cutículas.

Como escolher o leave-in e creme para pentear certo para o seu cabelo?

Cada tipo de cabelo pede uma textura de leave-in e creme para pentear. Aqueles que precisam de mais definição e disciplina, como os cabelos com frizz, cacheados e crespos, se dão bem com os cremes mais encorpados, feitos à base de óleos e manteigas vegetais, que nutrem, dão “peso” aos fios e controlam os rebeldes.

Já os fios mais finos, vão bem com as versões mais líquidas que, normalmente, vêm em sprays para facilitar a aplicação e não deixar o visual pesado. Eles também são ótimos para serem usados com o cabelo seco, principalmente para redefinir a forma nos cacheados e ondulados.

Para tirar o máximo de proveito da fórmula, aprenda, a seguir, a aplicar o cosmético corretamente.

1 – Retire o excesso de água

Após lavar e condicionar o cabelo, remova apenas o excesso de água dos fios com a toalha. Não esfregue nem torça as mechas: isso faz com que o cabelo fique com frizz e suscetível à quebra.

Confira o Guia do Shampoo e Condicionador para saber como aproveitar ao máximo o seu cosmético.

2 – Divida o cabelo

Separe o cabelo em 4 partes para garantir uma aplicação uniforme do leave-in e creme para pentear por todos os fios.

3 – Distribua apenas no comprimento e pontas

Assim como nos demais cosméticos, a quantidade de leave-in varia de acordo com o comprimento de cabelo. Mas também é importante dosar o produto e aplicar aos poucos para que os fios não fiquem com o aspecto pesado.

Leave-in e creme para pentear em creme:

– 1 a 2 colheres de café para cabelos curtos;
– 1 a 2 colheres de chá para cabelos médios;
– 1 colher de sopa para cabelos longos e volumosos

Leave-in e creme para pentear em spray:

– até 3 borrifadas em cabelos curtos;
– de 4 a 5 borrifadas em cabelos médios;
– de 6 a 10 borrifadas em cabelos longos e volumosos

Não aplique o leave-in e creme para pentear na raiz do cabelo. A oleosidade produzida no couro cabeludo supre as necessidades nutritivas dessa área dos fios, algo que muitas vezes não acontece no restante. Dê atenção especial às pontas, que é a parte mais envelhecida e fragilizada na estrutura capilar.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: se o seu cabelo tem muita tendência ao frizz e está ressecado, misture de 2 a 3 gotinhas de óleo capilar ao leave-in e creme para pentear.

4 – Espalhe bem

Nos cabelos lisos, use um pente de dentes largos ou de madeira de forma que os fios sejam envolvidos por igual pelo leave-in e creme para pentear. Já nos cacheados, use os dedos para distribuir o cosmético e amasse as mechas de baixo para cima ou faça fitagem para garantir cachos definidos e perfeitos.

5 – Seque com proteção

Deixe o cabelo secar naturalmente ou, se preferir, use o secador. Nesse caso, é importante que o leave-in e creme para pentear tenha proteção térmica ou, então, use um produto adicional com essa função para evitar os danos causados pelo calor.

Os cabelos cacheados, ondulados e crespos devem ser secados com o auxílio do difusor, já que ele distribui o ar quente sem fazer vento. Isso faz com que os fios fiquem mais definidos e sem frizz.