- Por Monique Abrantes

Guia do Condicionador

Aprenda a usar o produto essencial na rotina de cuidado com o cabelo

Usar um bom condicionador após lavar o cabelo com o shampoo é o segundo passo no processo de limpeza dos fios para deixá-los desembaraçados, leves, macios e com brilho.

Quando lavamos o cabelo com o shampoo, os fios ficam embaraçados porque ficam carregados com cargas negativas chamadas ânions. Eles são neutralizados pelas cargas positivas do condicionador, os cátions, que interagem com a queratina do cabelo para que as cutículas fiquem fechadas e, consequentemente, os fios tenham maciez e brilho.

Veja o passo a passo para tirar o máximo de proveito do seu condicionador em casa com resultados de salão.

1 – Aplicação

Após enxaguar a espuma do shampoo, aperte o cabelo levemente com as mãos para retirar o excesso de água dos fios. Coloque pequenas quantidades de condicionador na palma das mãos e distribua pelo comprimento, especialmente nas pontas, que são a parte mais ressecada. Vá aumentando a quantidade aos poucos até sentir os fios completamente envolvidos.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: não aplique o condicionador na raiz do cabelo. Essa região é a primeira a receber a nutrição da oleosidade natural vinda do couro cabeludo, antes do comprimento e pontas. Usar condicionador na raiz pode deixar o cabelo pesado e oleoso.

2 – Tempo de pausa

Cada condicionador tem o tempo de pausa específico indicado no rótulo. Siga esse indicação à risca para a fórmula agir corretamente nos fios. Não adianta deixar o produto por mais tempo para intensificar sua ação, pois cada tecnologia tem o tempo certo para agir. Além disso, ultrapassar o período indicado pode ter efeito contrário: os fios correm o risco de sofrer oxidação e perderem o brilho e a maciez.

A hora certa de desembaraçar o cabelo é no final do tempo de pausa. Isso porque o condicionador já conseguiu soltar os fios e desfazer eventuais nós fica muito mais fácil. Para isso, use os dedos ou um pente de dentes largos para evitar a quebra do cabelo. Outra dica para evitar que os fios se partam é penteá-los a partir das pontas e subir para o comprimento.

3 – Enxágue

Após o tempo de pausa e de ter desembaraçado o cabelo, enxágue muito bem os fios com água de morna para fria. Vale massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos para garantir a remoção completa de resíduos de condicionador que eventualmente tenham ido para lá. Quando a água escorrer cristalina e sem pequenas bolhas, o enxágue chegou ao fim.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: deixe a água escorrer pelo cabelo sem usar o pente para acelerar a remoção do condicionador. Isso garante a definição e o controle do volume, principalmente nos cabelos cacheados.

Para garantir um ritual de limpeza completo do cabelo, confira o Guia de Shampoo que preparamos para você!