- Por Monique Abrantes

Guia de Finalizador

Descubra a melhor forma de manter o cabelo protegido e lindo

Finalizador, como o próprio nome diz, é o toque final após todas as etapas de tratamento do cabelo para que ele fique protegido e com o visual bem cuidado. Finalizadores podem ter inúmeras funções: dar volume, aumentar o brilho, controlar o frizz, manter a forma do penteado, dar fim às pontas duplas… as utilidades são muitas, cada uma com um objetivo específico.

Além das diversas funcionalidades, eles também existem em várias texturas: óleos, séruns, cremes, sprays e líquidos. O mais importante é que todos os tipos de cabelo precisam do finalizador certo. Mais do que realçar a beleza, eles também são aliados para preservar a saúde dos fios.

Como escolher o finalizador correto

Sérum

Os séruns são as opções certas para os cabelos finos por não deixarem os fios pesados e ainda mais ralos. Com textura bastante fluída sem ser líquida, eles envolvem a fibra capilar sem deixar a sensação pegajosa e proporcionam brilho e maciez.

Óleos finalizadores

Os óleos são as versões certas para cabelos com frizz e ressecados. Ricos em ácidos graxos, os componentes presentes na oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo, os óleos reforçam a barreira hidrolipídica, responsável pela manutenção da hidratação e das cutículas fechadas, ação que deixa os fios mais macios e suaves, com brilho e menos arrepiados.

Protetor térmico

Esses cosméticos foram desenvolvidos para que os fios não sejam danificados durante o uso do secador e chapinha e preservam a fibra das altas temperaturas. Todas as versões dos protetores térmicos, sejam elas líquidas, cremosas ou em óleo, podem ser usadas antes da escovação e serem seguidas pela prancha.

Porém, caso você pranche o cabelo sem escová-lo com o secador antes, não use versões que contenham água na composição, como os finalizadores em creme e em spray líquidos. A primeira condição para usar a chapinha sem fragilizar os fios é com o cabelo 100% seco. Nesse caso, prefira os finalizadores em óleo ou sérum.

Spray fixador

Eles conservam os fios no lugar, estejam eles soltos ou presos em um penteado, com diferentes níveis de fixação, do leve, que permite a remodelagem dos fios, ao extraforte, que deixa o cabelo intacto por horas.

Sua fórmula é elaborada com polímeros que blindam os fios da umidade, uma das grandes vilãs que causam o frizz e deformam o penteado, além de proporcionarem brilho extra ao cabelo.

Reparador de pontas

As pontas dos fios são a parte mais fragilizada e envelhecida do cabelo. Com o passar do tempo, elas ficam mais ressecadas e podem se romper, o que chamamos de pontas duplas. Pensando nesses problemas, os reparadores de pontas cumprem a missão de devolver a maciez, selar as partes que estejam soltas e prevenir que fiquem espigadas novamente. Mas lembre-se: o reparador de pontas fica ainda mais eficaz com o corte das pontinhas a cada 3 meses.

Realçador de brilho

Para quem gosta de muita luminosidade, os realçadores de brilho são os finalizadores perfeitos! Em versões spray, fluída ou em óleo, eles formam um filme sobre os fios que mantém as cutículas perfeitamente alinhadas e seladas, condição que permite a reflexão perfeita da luz.

Algumas versões são enriquecidas com pequenas partículas de brilho, que tornam o efeito ainda mais radiante.

Protetor Solar Capilar

Assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção quando exposto ao sol. O protetor solar capilar impede que os raios ultravioletas causem a oxidação dos fios e, com isso, provoquem o desbotamento da cor, o frizz, o ressecamento e a aspereza. Muitos também protegem da água salgada e do cloro da piscina, indispensáveis no verão.

Perfume para Cabelos

Quem não gosta de deixar no ar um véu perfumado vindo dos fios? Os perfumes para cabelo complementam a versão de algumas fragrâncias para a pele em versões especialmente elaboradas para a fibra capilar: uma das grandes diferenças é a ausência de álcool para não causar ressecamento, além de ingredientes que proporcionam maciez ao toque.

Volumador

Cabelos finos e ralos são os beneficiados pelos volumadores. Esses finalizadores encorpam os fios minguados desde a raiz e mantêm essa estrutura ao longo do dia. As versões em pó são específicas para serem aplicadas diretamente na raiz ou em cabelos curtos para levantar os fios. Já as líquidas, mousse e em creme são ativados com uma escova modelada para deixar o visual ainda mais volumoso e com movimento.