Dor no couro cabeludo: o que pode ser?
Além do incômodo, a dor no couro cabeludo pode levar à queda dos fios. Saiba como evitar e tratar o quadro com a expert Luciana Passoni
10/04/2024
Sensibilidade e dor no couro cabeludo são comuns em todos e podem ser notadas no simples pentear, prender e até ao passar as mãos nos fios. Mas quando isso é um sinal de que nosso couro cabeludo não está saudável? Com a palavra, a tricologista – e nossa expert – Luciana Passoni.
Veja Mais
Dor no couro cabeludo: o que pode ser?
Tricodinia e a dor no couro cabeludo
A dor e sensibilidade no couro cabeludo podem ser sintomas de um desconforto com nome, a tricodinia: uma inflamação no couro cabeludo que, em casos mais graves, pode causar queda de cabelo aguda e até calvície.
“Pode ser um penteado muito apertado, o uso de bonés e capacetes apertados, excesso de exposição solar e o uso de água quente ou fria demais no banho, por exemplo”, explica para a gente, a médica.
Dor no couro cabeludo: dá para prevenir?
Bons hábitos nos cuidados com o couro – a tendência chamada de scalp care – ajudam a não agravar condições, como dermatite seborreica, a caspa e, nosso assunto principal hoje, a dor.
Cuidado com a química
A médica dermatologista conta que procedimentos químicos, quando feitos de maneira incorreta e com produtos muito agressivos, podem desencadear a inflamação ou agravar o quadro. “Quando entram em contato com o couro cabeludo, essas substâncias podem causar queimaduras e até queda de cabelo”, diz.
Atenção à oleosidade
O excesso de oleosidade no couro cabeludo também é um ponto de alerta, já que ele pode causar dermatite seborreica, que leva à descamação. “O sebo também colabora para a proliferação de fungos e bactérias, que causam placas, coceiras e feridas, podendo deixar a região bem dolorida”, aponta a expert.
Proteja-se!
Para evitar a tricodinia, Luciana recomenda proteger o couro cabeludo do sol e dar preferência para penteados mais frouxos. “Use bonés ou chapéus ao se expor no sol, principalmente pessoas com fios mais finos e sem volume. Evite penteados com maior tração, como coques e rabos de cavalo altos, já que eles podem causar quedas e arrebentar os fios”, afirma.
Tratamento para dor no couro cabeludo
Segundo a tricologista, alguns ativos calmantes podem ajudar a aliviar os sintomas, mas eliminar o hábito que está causando a dor no couro cabeludo é o que de fato resolve o problema! “Em alguns casos há prescrição de loções específicas, com ação anti-inflamatória, medicação anti-histamínica e analgésicos. Shampoos com pH ácido também ajudam a controlar a sensibilidade da região”, explica.
Ter cuidados específicos ao lavar o couro cabeludo também é fundamental para evitar desconfortos, como massagear a região suavemente e controlar a temperatura da água, que não pode estar muito quente nem muito fria. Mas, todo quadro deve ser diagnosticado e acompanhado por um profissional, combinado?
“É imprescindível que o paciente procure um tricologista ou dermatologista para uma avaliação adequada”, diz Luciana.