Dicas para diminuir poros dilatados

Se os poros dilatados tiram a sua paz, respire fundo e chega mais, a dermatologista Marcela Gomes, revela que eles têm tratamento - e é mais simples do que imagina!

Com a febre das rotinas de skincare, veio também o desejo por uma pele perfeita, lisa e com poros bem fechados. Porém, não podemos esquecer que eles são necessários ao nosso corpo. “Os poros são os orifícios por onde o suor é liberado”, explica a dermatologista Marcela Gomes.

O tamanho dos poros de cada pessoa depende muito do tipo de pele, mas quando estão muito dilatados é um sinal de alerta. Quer entender por quê? Com a ajuda da nossa expert e dermatologista Marcela Gomes, explicamos a seguir!

Poros na medida

Como falamos anteriormente, cada tipo de pele tem um tamanho de poros, normalmente, as oleosas possuem os mais dilatados. “O aumento da oleosidade faz os poros aumentarem e à medida em que envelhecemos também percebemos a dilatação deles, principalmente, no centro da face”, explica a dermatologista.

E tudo bem ter poros dilatados, isso é comum, porém, se mesmo com uma rotina adequada de skincare e com a oleosidade controlada, os seus poros seguem gritando, o ideal é procurar um dermatologista para dar início a um tratamento.

Itens essenciais

Para evitar e tratar os poros dilatados, aposte em produtos que controlem a oleosidade, como as loções adstringentes. “Já os produtos de rotina diária, como hidratantes e protetores solares, devem ser oil free, ter toque seco e, se possível, contar com substâncias que ajudem a absorver e reduzir a oleosidade da pele”, explica Marcela.

Fazer limpeza de pele uma vez por mês também ajuda a controlar a oleosidade, remover os cravos e, consequentemente, diminuir os poros. Outra opção são os procedimentos realizados em consultório, que ajudam bastante na redução da dilatação, como peelings químicos, de cristal, e lasers específicos. Converse com o seu dermatologista sobre o melhor tratamento para você!

- Por Aline Marchiori