Cuidados e preparo para a depilação na pele negra

Pele pigmentada é mais suscetível à descoloração e queimaduras. Veja os cuidados extras para a depilação na pele negra .

Compartilhar:

Pela delicadeza e a resposta mais intensa à melanina, alguns cuidados devem ser considerados durante a depilação na pele negra.

Cicatrizes ou manchas estão mais propensos a surgirem, caso haja o manejo errado dos métodos mais comuns encontrados por aí, como ceras ou lasers.

Com a ajuda de uma dermatologista, contamos tudo que você precisa saber sobre depilação se tem pele negra, e como escolher o método certo.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Porque a pele negra mancha mais?

A melanina é a grande responsável pela cor da pele. Portanto, segue a lógica: pela maior quantidade de melanina, a pele negra também torna-se mais propensa a manchas e cicatrizes – especialmente quando traumas repetitivos, como a depilação.
“Quando agredimos a pele, podemos ter como resposta um aumento da pigmentação, especialmente em pessoas de pele morena”, explica Apolônia Sales, dermatologista.

Cuidados e preparo para a depilação na pele negra

A escolha do método de depilação para pele negra é um cuidado importante para evitar inflamações no longo prazo.

A cera, bastante comum, precisa ser aplicada corretamente, para evitar irritações. Já o laser, quando há manejo inadequado, pode causar queimaduras.

Como se depilar com lâmina?

Ainda é a maneira mais fácil e mais rápida de remover pelos em todos os tons de pele, pela rapidez. “A única desvantagem é que algumas pessoas apresentam alergia à lâmina, então a pele pode ficar com placas alérgicas após o uso”.

Quando  cortamos o pelo, ele pode crescer para dentro da pele e inflamar, causando a foliculite. Aqui, especialmente no caso do pelo crespo, que cresce com uma curvatura fechada. “Isso não acontece só com a lâmina, mas também com a cera. É uma desvantagem em relação a depilação a laser”, diz Apolônia Sales.

Como funciona o creme depilatório?

Uma boa alternativa à lâmina, é o creme depilatório. Ele é seguro para peles negras, desde que não ocorra nenhuma agressão.

“O creme deve ser deixado no tempo certo, ou pode lesar a pele.”, alerta Apolônia. Para descobrir se tem alergia, utilize o produto em uma área bem pequena da pele, como um teste. “Se após 24 horas não houver reação, ele pode ser usado com segurança”.

O pelo crespo é mais suscetível à foliculite

Depilação com cera quente mancha a pele?

A depilação com cera quente, retira o pelo desde a raiz – por isso faz parecer com que o crescimento é mai slento. Sim, sim… depilar-se com cera, para algumas, parece mais uma sessão de tortura. No entanto, o método de depilação pode causar manchas em peles negras.

“Ao usar a cera quente, a pele sofre com a alteração térmica, que agride”, fala a médica. Por isso, se for fazer depilação com cera, uma boa saída é a cera fria.

Como usar depilador elétrico?

Outra alternativa para cortar os pelos desde a raiz, é o aparelho depilador – ele não tem o risco de cortes, alergias e queimaduras.

“Porém, pode causar uma leve agressão na pele se for mal aplicado. Só causa manchas ou descoloração se agredir a pele. Pode ser usado em pele negra, desde que observada a forma correta de utilização”, avisa a médica.

Quem tem pele negra pode fazer depilação a laser?

A depilação a laser é a melhor opção a longo prazo, já que elimina os pelos por períodos espaçados e com poucas sessões.

Apolônia conta quais aparelhos são seguros. “Na pele morena e negra pode ser usado o Vectus, pois apesar de ser um laser de diodo, ele mede a quantidade de melanina na pele para indicar qual a energia segura a ser usada”

“Já o NdYAG é o mais indicado em peles negras por ter um comprimento de onda mais longo, assim a redução da dispersão e a penetração mais profunda do laser fazem com que ele seja o método mais seguro.”

Todo cuidado é pouco, por isso é importante ter bastante cuidado ao optar por uma clínica, consultório ou depiladores caseiros.

“Existem modelos diferentes de home devices: alguns mais fortes que outros, porém, todos possuem uma energia muito menor que os lasers de consultório justamente para serem seguros. Há o risco de manchas especialmente em peles escuras, por isso são mais indicados para peles claras”, alerta Apolônia.

Como tratar foliculite em pele negra?

Esfoliar antes pode ser uma saída para evitar encravamentos. Além disso, optar por ventilação da área, especialmente da virilha e das axilas, e utilizas substâncias sépticas na pós depilação.

“Para esse problema existem substâncias que acalmam a pele como a nicotinamida, camomila e até mesmo pomadas de corticoide”, explica a dermatologista.

O pelo já encravou? Evite espremer ou utilizar as unhas, para não inflamar a pele.

A pele negra é mais sensível às manchas e cicatrizes

- Por Isabelle Guedes