- Por Felipe Gomes

Data de validade dos cosméticos: qual é a real?

Os seus produtos de maquiagem favoritos estão na sua bolsa há anos? Entenda até quando pode usá-los

Você sabe responder qual a data exata de validade d0 seu batom favorito? Ou quando o seu hidratante corporal vai deixar de fazer efeito e, pior, começar a prejudicar a sua pele? Pois não é o dia marcado na etiqueta de “valido até”. A gente explica!

Começo de conversa

É essencial saber que todo cosmético tem data de validade – e é até esse período que você pode comprá-lo – e que a maioria dura de 1 a 3 anos depois de aberto – após isso, eles perdem o seu poder de ação, lembrando que alguns devem ser usados em até 6 meses apenas.

É importante ficar atenta porque nem sempre essas informações estão escritas na embalagem. Alguns fabricantes indicam a duração do produto depois de aberto por meio de um símbolo de um pote aberto. O número escrito ali é o intervalo em meses no qual o cosmético pode ser usado.

“Após a abertura da embalagem, o produto fica mais vulnerável às diversas formas de decomposição. Assim, o consumidor deve seguir as instruções de uso e de armazenamento indicadas pelo fabricante e procurar consumir o produto dentro do prazo de validade original, mesmo que já o tenha aberto”, informa a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Entre as formas do produto “estragar” estão o contato com a luz, o ar e altas temperaturas, além de manipulação com os dedos e pincéis.

Dicas práticas

Se você não conferiu a data exata de validade e jogou a caixinha fora, conheça abaixo a recomendação média para uso de cada cosmético, sempre após a sua abertura. Lembrando que produtos anti-idade são os mais delicados por conta de ativos que podem oxidar.

Batom2 anos, em média, após a abertura.

Sombra, blush e pó: validade de 2 anos e meio, em média, após a abertura.

Delineador: validade de 6 meses a 1 ano, em média, após a abertura – se for líquido, o produto deve secar antes disso.

Máscara para cílios: validade de 6 meses a 1 ano, em média, após abertura.

Base, corretivo e BB Cream: validade de 1 a 2 anos, em média, após abertura.

Lápis de olho: validade de 1 ano e meio, em média, após abertura.

Perfume: validade de 18 meses a 3 anos, em média, após a abertura da embalagem.