Como tratar olheiras e ter aparência descansada

Não importa o quanto você durma, está sempre com aparência de cansada? A dermatologista Mônica Aribi revela como tratar as olheiras e parecer plena!

Você dorme oito horas, se cuida, descansa, mas no final do dia está sempre com olheiras e com a pele com aparência de cansada? Se essa situação parece familiar, muita calma, tem como melhorar esse quadro.

Para ajudá-la a criar um ritual anti-olheiras, a dermatologista e expert Mônica Aribi, revela quais são os produtos mais indicados e o que evitar. Confira!

Operação anti-olheiras

As olheiras são o terror de muitas mulheres, porque dão uma aparência de cansaço. “Elas são aquelas manchas de cor arroxeada e escuras ao redor dos olhos que aparecem devido a características genéticas ou maus hábitos”, explica Mônica.

Em casos pontuais é possível evitá-la, mas nos genéticos, não. O que é possível é proteger sua pele para a olheira não aumentar. “Use um bom filtro solar e cremes a base de Vitamina C ao redor dos olhos”, revela a dermatologista.

Para olheiras causadas por noites mal dormidas por festas ou estresse, as compressas são boas pedidas. Faça com chá de camomila ou água de pepino, pois eles contam com Alfa-Bisabolol, uma substância calmante que combinada com a água fria ajuda na diminuição dos vasinhos, reduzindo a coloração arroxeada.

Crie seu ritual

Um ritual eficaz deve ser realizado a noite com cremes específicos para o problema. “Prefira os que são a base de Vitamina C, que podem ter cafeína, que é vaso constritora, e Nicotinamida, um anti-inflamatório tópico”, indica Mônica.

Atente-se também a como aplicar esse creme nos olhos: “coloque uma quantidade como se fosse um grão de feijão na ponta dos dedos e aplique no canto dos olhos na pálpebra inferior, deslizando para fora, continuando do canto externo para o interno na pálpebra superior”, explica. Vale lembrar que os movimentos devem ser feitos com uma leve pressão. Durante o dia, aposte em um hidratante específico para o seu tipo de pele e filtro solar.

Evite isso!

Quem tem olheiras deve evitar ao máximo cremes agressivos ao redor dos olhos, como os que contam com ácido glicólico, salicílico, retinoico etc. Evite também abrasivos, como esfoliantes, na região.

Os hábitos do dia a dia também fazem a diferença, portanto, evite a ingestão de café em excesso, chá mate e cigarro. Durma, no mínimo, sete horas por noite, beba muita água e seja disciplinada na rotina com os cremes. “Leve o creme hidratante para os olhos na bolsa e reaplique durante o dia para evitar o ressecamento”, indica Mônica.

Outra dica da nossa expert é fazer drenagem linfática facial com frequência, o que ajuda bastante no tratamento.

Agora, se a sua olheira for de causa genética e não suavizar de maneira alguma, procure um médico para que ele possa indicar um tratamento com laser adequado para o seu problema.

Conte com a make

Se você deseja disfarçar as olheiras, a nossa expert tem um ótimo truque: “misture uma pincelada do corretivo com o seu creme dos olhos, para não ressecar a área. Faça uma pastinha e aplique na região”.

Além disso, você pode investir em cremes iluminadores, que já trazem um aspecto mais descansado e saudável para a pele.

 

- Por Aline Marchiori