- Por Gui Takahashi

Como tirar olheiras com maquiagem

Ela não larga do seu pé, ou melhor, dos seus olhos. Então, é hora de usar truques fora do óbvio.

Camuflagem

Não importa o quanto você durma, elas não vão embora? Nada parece resolver, nem chá de camomila ou colher gelada? Pomada de bebê à noite também não deu conta de sumir com as olheiras? Nesse caso, é hora de apelar para a make.

Cobertura correta

A primeira solução que vem à cabeça de quem sofre com olheiras é o corretivo. Sim, de fato ele é o salvador da pátria. Porém, o produto pode guardar alguns segredos. A primeira coisa é identificar a intensidade da sua olheira.

“Se a área escura tem um tom mais suave, dá pra disfarçar só com o corretivo. Aí, o ideal é procurar um tom que seja igual ao da base. Se a olheira é mediana, um produto de alta cobertura também pode dar conta do recado”, diz o beauty artist Renato Mardonis.

Cor contra cor

Já para quem sofre com olheiras escuras crônicas, fortes e bem aparentes, a dica do expert é usar corretivo ou primer colorido, neutralizando a região antes de fazer a correção com a nuance da cor da pele. “Olheiras mais roxas são neutralizadas com tons amarelos. As acinzentadas, com alaranjados”, fala Renato.

O cuidado, segundo ele, é não deixar acumular muito produto abaixo dos olhos. O expert também lembra que existem maquiagens que possuem ativos de tratamento para olheiras. “Marcas como Shiseido, Sisley e Clinique costumam aliar benefícios.”

 

Foco certeiro

As olheiras se concentram na pele abaixo dos olhos. Seguindo esse raciocínio, para tirar a atenção da zona escura, o melhor a fazer é chamar a atenção para as pálpebras superiores.

“Sugiro cores escuras de sombra. Os tons claros podem causar contraste com a olheira. Outro truque que ajuda a dar uma aparência descansada é iluminar o canto interno dos olhos e usar muita máscara de cílios“, recomenda o maquiador. Mais uma possibilidade: marcar o contorno dos olhos com lápis ou sombra, esfumando rente à raiz dos cílios superiores e inferiores.

 

Boca em evidência

A última estratégia para disfarçar as olheiras é jogar os holofotes em outra parte do rosto: os lábios. “Um batom mais intenso chama a atenção e tira o foco das olheiras. Mas para esse look em que a boca é o ponto principal, aposte em um olho mais suave”, recomenda Renato.