- Por Gui Takahashi

Como recuperar o cabelo danificado

Sair do salão com look repaginado é delícia. Mas para não sofrer com efeitos colaterais, como ressecamento, siga nossas dicas.

O Brasil é terra de amor intenso ao cabelo. A gente se apega aos fios e vive relações longas, às vezes, compridíssimas, com eles. Mas é por aqui também que se faz loucuras: a ousadia toma conta na busca daquele visual para se sentir poderosa. Ninguém nega que fazer o check-out do salão com look novo ou repaginado é uma sensação deliciosa, né? No entanto, ele pode vir com danos colaterais que vão desde ressecamento até fios mais frágeis e que podem quebrar. E, para você não deixar esses inconvenientes estragarem sua vibe do cabelo dos sonhos, temos superdicas.

 Tratamento de choque

Se você acabou de fazer alguma química que danifica os fios, sobretudo aquelas que envolvem descolorir, como luzes, mechas ou o clareamento do cabelo todo, ele precisa de cuidado extra. “Você pode usar uma máscara de tratamento dia sim, dia não, durante a primeira semana logo depois de passar pela química”, fala Renato Fuzz.

Devagar e sempre

Para o expert, o tratamento a longo prazo é a chave para recuperar o cabelo: “Aplicar a máscara em pouca quantidade e com muita regularidade é o segredo. O principal, é a gente entender que a cada aplicação o cabelo absorve uma quantidade muito pequena; cada vez a gente dá um pequeno passo para o cabelo perfeito”. Dessa forma, a solução é ir sentindo a condição dos fios e não deixar de tratá-lo ao menos uma vez por semana.

De olho no relógio

Outro detalhe importante que Renato lembra é o tempo de pausa para o produto agir. Aplicar correndo, durante o banho, sem deixar os minutos mínimos necessários para que a mágica aconteça é cilada. “Não adianta investir em uma máscara de qualidade e usá-la no chuveiro como se fosse condicionador. Aí não tem milagre. Assim, você prejudica o resultado que o produto oferece”, conta. Uma dica que o hair stylist dá e comenta ser extraoficial, por não ser a recomendação dos fabricantes, mas que otimiza o seu tempo é: antes da academia, umedeça os fios e aplique uma pequena quantidade de máscara. Prenda o cabelo em um coque e vá malhar. Depois, é só se jogar no banho!

Isola!

O expert conta que o maior erro em casa é tomar banho e deixar que o chuveiro lave a máscara dos fios, mesmo que você fique torta e de lado no boxe para a água não pegar o cabelo. A saída sugerida por ele é usar uma touca de banho para isolar os fios das gotas que espirram e levam o tratamento ralo abaixo.

Dá-lhe óleo

Fã declarado de Wella Professionals Oil Reflections, Renato diz: “Ele é um produto muito importante pós e até com a máscara. Você pode aplicar o óleo nos fios e, então, passar por cima dele, a máscara. O resultado é sensacional. Outra dica legal é aplicar uma grande quantidade de óleo no cabelo à noite e só lavar no dia seguinte”, diz o hair stylist.