- Por Karina Hollo

Como não errar nunca mais no delineador

Sente um arrepio de medo só de pensar em fazer o traço de delineador? Bobagem. Com essas táticas, vai ficar fácil, fácil.

Calma, o delineador não mete medo só em você. A boa notícia é que, com a prática, você vai ficando cada vez melhor na arte de fazer uma linha precisa e firme. Mas enquanto você não chega lá, siga as dicas do nosso expert Kaká Moraes para passar do nível iniciante para o intermediário e até avançado, rapidinho.

1 Escolha certo

Já pensou que talvez o problema não seja você? Talvez — apenas talvez — o tipo de delineador que você tem não seja o certo para. Os líquidos podem ser precisos demais, os em lápis, propensos a manchas. Para criar um olho bonito e definido, Kaká Moraes sugere o gel. “É fácil de aplicar e dura!”, diz ele.

2 Apague os erros

Deslizes acontecem! E aí, é melhor não bagunçar o resto da sua maquiagem. Em vez de começar do zero, mergulhe uma haste de algodão num removedor de maquiagem sem óleo e usando a cabeça do acessório como uma precisa borracha. Usar um tico de hidratante também faz o truque.

 

3 Ligue os pontos

Em vez de tentar alcançar o olhar perfeito de uma só vez, ligue os pontos. “Use um lápis de olho para fazer um tracejado com pequenos pontos perto da raiz dos cílios”, sugere Kaká. Então, conecte os pontos com um pincel específico para delinear. Os menores permitem que você tenha mais controle e obtenha uma linha mais precisa, independentemente do tipo de delineador que você está usando.

4 Destaque o delineado com sombra

Se a sua intenção não é fazer um look borrado tipo “dia seguinte da balada”, experimente este truque para evitar linhas de lápis embaçadas: depois de fazer o traço com lápis, use sombra para selar a área. “Delineadores contêm óleo na fórmula. Por isso, o pó ajuda a mantê-lo no lugar, sem manchar ou borrar.” É como aplicar pó finalizador depois da base. E as possibilidades de cores são infinitas.

5 Corrija com corretivo

Corretivo é para mais do que apenas esconder olheiras. Ele pode ser usado para apagar erros de delineadores. O truque: mergulhe um pequeno pincel sintético em um pouco de corretivo e passe nas áreas que deseja limpar. Quer um gatinho afiado? Aplique o corretivo diretamente contra o delineado.

6 Fique firme

Sim, a mão da gente treme fazendo delineado. Por isso, Kaká sugere que você coloque seu cotovelo em uma superfície plana para manter o braço e a mão firmes ao aplicar delineador.

7 Conheça o formato do seu olho

O delineado varia de formato de olho para formato de olho. Cabe a você descobrir qual o desenho melhor para os seus: amendoado, voltado para cima, meia-lua, mais grosso ou mais fino. Não há tamanho único!