- Por Karina Hollo

Como manter os cabelos vermelhos

Confira dicas de proteção e durabilidade da cor

Ruivas são magnéticas, lindas, fazem a temperatura subir! Mas a cor vermelha para os cabelos é ingrata. “Esse pigmento tem uma molécula muito grande, o que a faz sair rápido de dentro do fio. O desbotamento é enorme”, diz o hair stylist Júnior Carvalho.

Mas não é por isso que você vai desistir do sonho de ser ruiva! “Escolher uma boa coloração, moderna e tecnológica, é o primeiro passo para ter um vermelho que dura mais”, continua o expert. O que mais?

Temperatura certa

Cuide da temperatura da água. “A água muito quente dilata a cutícula do fio e o pigmento sai”, alerta Júnior. E ainda existem shampoos pigmentadores, que depositam um pouco de pigmento vermelho em vez de tirar! “Aí, você só tem que retocar a raiz.”

Em casa: pré-lavagem

“Minha primeira dica é usar um óleo cosmético como se fosse leave-in, à noite, como pré-shampoo. Evita o desbotamento”, fala Júnior. Além disso, use shampoo para cabelo colorido, de preferência, sem sal. “Esse ingrediente tem pequenas partículas que agridem o fio e tiram a cor”.

O shampoo certo

O ideal é que o shampoo seja hidratante. Mas, se a sua raiz for oleosa, use shampoo para cabelo oleoso na raiz e condicionador hidratante no comprimento e pontas. “Aconselho minhas clientes a terem toalhas escuras, o pigmento costuma manchar as brancas”, ensina.

Capriche na máscara

Você sabia que cabelo ressecado também perde a cor mais fácil? “Por isso, invista em uma máscara hidratante para cabelo colorido e quimicamente tratado. Ou até específica para cabelo vermelho.”

Menos calor

Quando for usar ferramentas térmicas, maneire na temperatura. “Não deixe o bocal do secador encostar demais nos fios. O modelador de cachos não pode ultrapassar os 180 graus”, fala Júnior. “Tudo para não queimar o cabelo ou oxidar a cor.”

Nada de agressão

Evitar mar, piscina e sol é básico para quem quer ser ruiva-sensação. “Todos eles funcionam como verdadeiros alvejantes. Eles diluem a cor do cabelo!”, alerta o hair stylist.