- Por Karina Hollo

Como manter as mãos jovens

Mesmo que rosto e corpo estejam bem cuidados, as mãos acabam entregando a idade

Manter as mãos jovens é um passo básico para quem quer frear os sinais do tempo. Isso porque as de algumas pessoas podem parecer ainda mais envelhecidas do que de fato são.

“Prevenir o aspecto ‘craquelado’ é essencial para que se mantenha a aparência rejuvenescida da pele”, fala a dermatologista Apolônia Salles.

Cuidados específicos

“A pele das mãos está mais exposta e geralmente recebe menos cuidados do que outras áreas do corpo”, observa a médica. “Por isso, filtro solar e hidratantes que contenham ácido hialurônico, retinóico e vitaminas C ou E ajudarão a mantê-la protegida e viçosa”, continua.

Tic-tac do envelhecimento das mãos

As mãos costumam exibir os primeiros sinais de envelhecimento por volta dos 40 anos, quando diminui a produção de colágeno e aumenta a perda de gordura. “Dessa forma, a pele fica bem mais fina, formando rugas, e deixando veias e tendões mais aparentes”, explica ela.

Tratamento sob medida

Alguns procedimentos feitos em consultório podem ajudar a diminuir o aspecto envelhecido da pele. “O laser associado à hidratação injetável com ácido hialurônico renovam a pele e estimulam a produção de colágeno”, indica a dermatologista.

Cuidado constante

Mesmo com os resultados express, a dermatologista ressalta que é importante manter a rotina de cuidados antes, para prevenir e postergar os sintomas, e, após os procedimentos, para evitar que eles voltem a aparecer rapidamente.