Como evitar o envelhecimento e manchas nas mãos

As mãos também sofrem com o tempo. Saiba como mantê-las sempre jovens!

O envelhecimento precoce das mãos se deve, principalmente, à falta de prevenção”, avisa a dermatologista Valéria Marcondes. A área vive exposta a fatores externos como radiação ultravioleta e poluição. Além disso, é comum deixar as mãos em contato direto com produtos que possuem agentes nocivos para a pele, o que também acelera o envelhecimento.

Leia os sinais

Os sinais do envelhecimento das mãos incluem flacidez, rugas, ressecamento e principalmente manchas escuras. Porém, é possível prevenir que estes sinais apareçam precocemente com cuidados básicos como hidratar e a fotoproteger a região diariamente, de preferência com filtro solar FPS 30, com amplo espectro de proteção e à prova d’agua. “Além disso, é importante também utilizar luvas durante o uso de produtos agressivos, como detergentes, pois estes podem ressecar e danificar a pele das mãos a longo prazo”, afirma.

Reverta a situação

Porém, caso você já apresente algum destes sinais nas mãos, existem diversos tratamentos que podem diminuí-los de modo seguro e com pouco ou nenhum tempo de recuperação. Por exemplo, as manchas decorrentes da idade e exposição solar podem ser tratadas com lasers, peeling químico, microdermoabrasão e até mesmo com loções e cremes clareadores que, apesar de demorarem mais para dar resultados, custam menos. “Quem tem a pele clara e passa muito tempo exposto ao sol sem proteção pode ainda desenvolver manchas escuras e ásperas, chamadas de queratose actínica ou ceratose, que são neoplasias benignas, mas que possuem potencial de transformação para um tipo de câncer de pele. Por isso, todos os casos de queratose actínica devem ser tratados com medicamentos tópico, como 5-Fluoracil, ou terapias e procedimentos estéticos, como terapia fotodinâmica, crioterapia, lasers ou peeling químico”, alerta a Dra. Valéria.

Mais firmeza

A flacidez das mãos, causada pela perda da elastina e colágeno com a idade, também pode ser tratada com ativos que estimulam naturalmente a formação de colágeno ou preenchedores injetáveis, como o ácido hialurônico, que dura de um a dois anos. “Veias aparentes também são um sinal de envelhecimento das mãos. Algumas desaparecem após o preenchimento, mas outras são grandes demais e necessitam de um tratamento complementar, como o laser”, fala a dermatologista.

Sem rugas

Segundo Valéria, outros problemas que acompanham o envelhecimento das mãos são as rugas e o ressecamento, que conferem um aspecto áspero à pele da região. O primeiro pode ser tratado com a combinação de peeling de ácido glicólico e cosméticos com ácido retinóico ou glicólico. Já para suavizar a pele áspera, você pode apelar para um peeling químico superficial e hidratar todo dia.

(infográfico)

Pele de bebê

Saiba quais nossas indicações para mãos macias, hidratadas, sem manchas e rejuvenescidas

1) Protetor Solar Shiseido (https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-expert-sun-protection-fps-50-protetor-solar-em-locao-100ml/)

2) Creme para as Mãos Clarins (https://www.belezanaweb.com.br/clarins-super-restorative-creme-para-as-maos-100ml/)

3) Hidratante para as Mãos Clinique Happy (Clinique Happy Gelato Berry Blush – Creme Hidratante para as Mãos 30ml)

4) Clareador de Manchas Ada Tina (Clinique Happy Gelato Berry Blush – Creme Hidratante para as Mãos 30ml)

- Por Karina Hollo