- Por Karina Hollo

Como hidratar o corpo no inverno

Hidratar o corpo é um dos cuidados essenciais para cuidar da pele nos dias frios

A pele de todo o corpo, desde tronco, braços, pernas e até as mãos sofre agressões diárias que causam a perda d’água – ou seja, perde também a hidratação, fundamental para a saúde da pele.

“A hidratação adequada equilibra e mantém a concentração de água nas diferentes camadas da pele, dando mais viço e um aspecto saudável”, explica a dermatologista Valéria Marcondes.

Pés e mãos

Além da desagradável sensação de aspereza, a falta de hidratação pode causar fissuras na pele. Por isso, é importante investir em um hidratante específico para as duas áreas. “Vale procurar por ureia, ativo que promove uma espécie de proteção para que a pele não perca muita água e mantenha-se hidratada”, indica.

Corpo

A pele do corpo tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca. A solução é hidratar dentro ou logo após o banho. “É o período de maior aproveitamento do efeito do cosmético. Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, explica a médica.

Joelhos e cotovelos

Com o tipo de pele mais seca e espessa, os joelhos e cotovelos também precisam de hidratação específica, como os pés e as mãos. O ideal é que eles sejam hidratados várias vezes ao dia e com produtos que tenham entre os componentes ativos poderosos, além da ureia, como óleos minerais, por exemplo.