Como fazer sua pele absorver melhor os cosméticos

Idade e tipo de pele vão mudar o quanto a pele conseguirá absorver, mas existem cuidados que aumentam sua capacidade.

A pele é uma espécie de barreira de proteção natural contra agentes químicos, físicos e biológicos. Devido a essa função, ela possui permeabilidade seletiva, ou seja, algumas substâncias conseguem penetrar apenas nas camadas mais superficiais, enquanto outras conseguem chegar até as mais profundas, podendo entrar inclusive na corrente sanguínea.

Porta fechada

A penetração de ativos presentes em cosméticos, por exemplo, nem sempre é possível por causa de barreiras como o estrato córneo. “O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme e uma das mais importantes quando se fala de permeação cutânea. Nele estão presentes células mortas com grande quantidade de queratina, que se descamam continuamente e formam uma barreira que protege os tecidos que estão abaixo dessa camada.

Sendo assim, apenas 1 a 5% daquilo que é aplicado na pele com o estrato córneo intacto e espesso é que tem capacidade de penetrar, sendo que o restante permanece na superfície da pele, não trazendo benefício algum”, explica a dermatologista Thais Pepe.

 

Cara limpa

Caprichar na limpeza é de extrema importância, pois as impurezas e a sujeira acumuladas ao longo do dia impedem que os cosméticos penetrem adequadamente na pele. “Após a limpeza, a pele fica muito alcalinizada devido ao sabonete. Por isso, é importante também usar um tônico ou água termal para promover o reequilíbrio do pH da pele. Ele vai auxiliar na melhor absorção dos ativos cosméticos que serão aplicados”, afirma a dermatologista.

Esfoliação necessária

A esfoliação da pele também é um cuidado fundamental para garantir que os cosméticos tenham eficácia. Segundo Thais, a esfoliação é importante pois o sabonete sozinho não remove todas as impurezas e os resíduos do dia-a-dia. Então, o esfoliante age removendo parte do estrato córneo e retirando células mortas, sebo e resíduos que ficam mais aderidos à superfície cutânea.

“Além disso, após a esfoliação, ocorre uma renovação do estrato córneo em mais de 50%, o que confere à pele uma textura mais homogênea e uma espessura mais delicada, fazendo com que os ativos penetrem adequadamente”, completa. Quando optar pelo uso do esfoliante, ele deve vir após o sabonete e antes do tônico.

Pode entrar

Após estes cuidados, a pele está pronta para receber o cosmético. Porém, ainda é preciso atentar-se a fatores como a ordem de aplicação e a formulação dos cosméticos. De acordo com a especialista, se aplicados na ordem errada, os produtos podem perder seu efeito. Por isso, devem ser passados do mais líquido para o mais consistente, pois quanto mais fluído o veículo é, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos. Então os produtos devem ser aplicados na seguinte sequência: loções, séruns, cremes, máscaras e, por último, os fotoprotetores.

 

Nanotecnologia

Quanto à formulação, já existem ativos que facilitam a penetração dos cosméticos na pele, garantindo maior eficácia. Um exemplo são os produtos com nanotecnologia. “Os nanovetores são partículas muito pequenas que garantem permeação maior, já que a pele os absorve melhor. Com a nanotecnologia, temos certeza de que o que está sendo usado na pele não para na superfície sem promover nenhum efeito de regeneração”, diz Thais.

 

Potencialize o nécessaire

Os produtos que vão deixar a rotina de beleza mais poderosa

https://www.belezanaweb.com.br/kit-clinique-sistema-3-passos-introducao-pele-1-3-produtos?q=21921

https://www.belezanaweb.com.br/anna-pegova-eau-de-beaute-agua-termal-150ml?q=41590

https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-waso-fresh-jelly-locao-hidratante-facial-150ml?q=51666

https://www.belezanaweb.com.br/dior-hydra-life-sorbet-water-essence-serum-hidratante-facial-40ml?q=41957

- Por Karina Hollo