Detox capilar: o que é, benefícios e como fazer

O detox capilar garante fios mais saudáveis e cheios de movimento! Saiba como fazer com as dicas da tricologista Marcela Buchaim

Compartilhar:

O shampoo a seco, sprays texturizadores e outros finalizadores são aliados para garantir um styling impecável, mas o uso frequente desses produtos pode aumentar a necessidade de um detox capilar, bem como o acúmulo de oleosidade nos fios. Conversamos com a expert e tricologista Marcela Buchaim, e aqui ela explica o que é, os benefícios e como fazer um detox nos fios. Confira:

O que é detox capilar?

Esse processo age como uma limpeza profunda, ele é responsável por remover a poluição, o acúmulo de óleos naturais e resíduos de produtos dos fios e do couro cabeludo, evitando problemas como coceira e descamação. “O couro cabeludo é pele e, de vez em quando, pede uma desintoxicação”, diz Dra. Marcela Buchaim.

A técnica é indicada para todos os tipos de cabelo, dos lisos aos crespos, mas pacientes que sofrem com dermatites devem ter mais cautela.

Detox capilar: o que é, benefícios e como fazer

O detox capilar é um tipo de limpeza profunda para os fios e o couro cabeludo

Benefícios

Desintoxicar as fios desde a raiz colabora para ter cabelos mais saudáveis, fortes e com movimento. “O ciclo capilar mantém uma proporção fixa do número de fios que estão crescendo, em repouso e caindo. Mas, se você quer otimizar o seu crescimento, tem que limpar e nutrir o couro cabeludo”, afirma.

Além disso, o detox controla a oleosidade do cabelo e melhora a absorção dos produtos pelos fios, o que garante um tratamento ainda mais eficaz.

Detox capilar: o que é, benefícios e como fazer

O detox capilar garante fios mais bonitos e saudáveis

Como fazer detox capilar

Basicamente, o detox capilar é dividido em três etapas:

  1. Faça uma esfoliação no couro cabeludo com produtos específicos, massageando delicadamente para não agredir a pele.
  2. Aplique um shampoo antirresíduos e massageie novamente o couro cabeludo com a ponta dos dedos, espalhando o produto pelo comprimento dos fios.
  3.  Finalize com uma máscara de tratamento de sua preferência, de acordo com alguma etapa do cronograma capilar.

A recomendação para quem tem cabelos oleosos é fazer o detox capilar a cada 15 dias, já para os fios ressecados e quimicamente danificados, a melhor opção é fazer o procedimento uma vez por mês. É importante respeitar esse intervalo para evitar um efeito rebote causado pela limpeza excessiva.

 

Detox capilar: o que é, benefícios e como fazer

Como fazer detox capilar em três passos

- Por Letícia Leite