Como cuidar da pele economizando água

Aqui, 4 truques simples para mudar sua rotina de tratamento facial e, de quebra, ajudar a natureza.

Agora que ninguém pode lavar o rosto toda hora – sob pena de acabar com a água para o banho, para lavar roupa, a louça… Dá vontade de viver mergulhada na pia. Mas, cá entre nós, à noite dá mesmo uma preguiça danada de tirar a make… Bem, a questão é que é preciso economizar água. E a gente ensina como.

Tenha lenços matificantes

Lavar o rosto várias vezes ao dia gasta muita água! — além de ser inviável se você capricha na make de manhã, e ressecar demais a pele. Mas com o calor que faz nesta época do ano, a face fica com aquela aparência oleosa em poucas horas… A dica é recorrer a um lenço matificante. Ele absorve a oleosidade, refresca, elimina o brilho e não tira a maquiagem. É ideal para dias quentes. Opte pela versão que contém zinco, que deixa o rosto sequinho. Basta encostar na pele, sem esfregar.

Mas não dá pra pular a lavagem da noite: Antes de dormir, é essencial remover a sujeira do dia com água e sabonete, para que causadores do envelhecimento celular (poluição, etc) não fiquem grudados no rosto.

Experimente outro demaquilante

No dia a dia, os demaquilantes sem enxágue são uma boa opção, principalmente para emergências — se o rímel manchou os olhos e você precisa retirá-lo para entrar numa reunião. Procure o indicado para o seu tipo de pele, para não ter problemas como irritação ou mesmo para que ele não deixe o rosto ainda mais oleoso. É importante lembrar que ele não substitui a limpeza noturna, que deve ser feita com água e sabão.

Mude o jeito de usar máscaras

Vale enxaguar no banho (para evitar ficar um tempão na pia lavando até sair tudo) ou aderir àquela antiga técnica de encher uma bacia e usar essa água e uma toalhinha, sem precisar manter a torneira aberta. Procure pelo tipo de pele: quem sofre com oleosidade e sensibilidade e quer menos brilho, pode optar por versões com ativos que ajudam a contrair os poros dilatados.

Existem ainda as máscaras sem enxágue. Elas têm formulação especial para serem absorvidas pela pele quando massageadas e podem ajudar mais do que você imagina: são ótimas para quem deseja um tratamento anti-idade. É só procurar por produtos que estimulem a circulação e a produção de colágeno, e melhorem a elasticidade. Esses, normalmente devem ser aplicados à noite, e não precisam de enxágue.

Aproveite os lenços de limpeza

Diferentemente dos lenços matificantes, que são formulados apenas para retirar a oleosidade da pele, os de limpeza são usados para ajudar na remoção da maquiagem e de resíduos de poluição. Para não irritar o rosto, que está naturalmente mais sensível e ressecado, escolha versões que limpam, refrescam e têm leve perfume, sem precisar de enxágue. Quer saber mais, incluindo a frequência ideal de uso? Clique aqui.