Como criar um cronograma facial para sua pele

Cronograma facial é algo que parece complexo para você? Aprenda a criar uma rotina de cuidados para ter uma pele incrível!

Assim como os cabelos precisam de cuidados, fazer um cronograma facial também é necessário para ter uma pele saudável. Afinal, é essa rotina que faz com que a pele se mantenha firme, luminosa e jovem por mais tempo.

Para ajudá-la a seguir um cronograma facial completo, mas sem complicação, contamos com a ajuda da dermatologista Ligia Kogos, que revelou quais são os cuidados necessários para se ter com a pele durante o dia, a noite, na semana e também no mês.

Cuidados diários: manhã

A limpeza é primordial no dia a dia, tanto na rotina da manhã, quanto na da noite, pois é ela quem ajudará a sua pele a respirar e absorver os produtos de tratamento que vierem depois. Para complementar essa limpeza, opte por loções líquidas, como tônicos ou adstringentes. E, por fim, aplique um hidratante com FPS em torno de 15 para o seu tipo de pele.

Cuidados diários: noite

Antes de dormir, remova a maquiagem com o demaquilante de sua preferência, em seguida, lave o rosto com o sabonete e finalize com uma loção tônica ou adstringente para completar a limpeza. Para finalizar, aplique um sérum revitalizante, que pode ser uma vitamina C, um ácido suave de frutas ou cremes nutritivos estimuladores de colágeno. Se preferir, opte também por um creme para o contorno dos olhos com cafeína em sua fórmula.

Cuidados semanais

A nossa expert indica fazer, uma vez por semana, uma esfoliação com microgrãos, principalmente, na testa, cantos do nariz e queixo, para peles acneicas. Já a noite, semanalmente ou a cada 15 dias, utilize clareadores, refinadores de poros, ou ácidos para linhas finas, como ácido retinóico, glicólico, azeláico, entre outros.

Cuidados mensais

As donas de pele acneicas, oleosas ou avermelhadas, podem fazer máscaras de mentol uma vez ao mês. Já para os outros tipos de pele, o peeling de ácido retinóico é uma boa pedida, pois melhora a saúde e o aspecto da pele.

Depilação facial, se necessário, apenas com pinças e aparelhos elétricos. Cera e linha são proibidas para o rosto”, alerta a dermatologista.

 

- Por Aline Marchiori