Candidíase vaginal: causas, sintomas e como prevenir

Uma ginecologista conta como prevenir e identificar os primeiros sinais da candidíase vaginal

Compartilhar:

Apesar de não ser considerada uma doença grave, a candidíase vaginal pode ser bastante incômoda.

Com alguns sintomas bem característicos, como coceira na vulva e vagina, e corrimento esbranquiçado, é uma doença causada por um fungo, a Cândida, como conta a ginecologista Char Reginatti.

Candidíase vaginal: causas, sintomas e como prevenir

“Um dos problemas ginecológicos mais comuns , principalmente no verão, a candidíase afeta milhares de mulheres”, começa explicando a ginecologista.

De acordo com o Ministério da Saúde, o fungo vive normalmente no corpo humano sem grandes problemas, no entanto, caso haja algum desequilíbrio – como imunidade, uso de medicamentos, desnutrição – elas podem apresentar a patogenia da doença.

Opte por roupas íntimas de tecidos leves

Transmissão e sintomas da candidíase vaginal

O fungo da Cândida é parte da flora natural do corpo, no entanto, a candidíase – como já contamos – vem da característica oportunista, quando há um desequilíbrio no sistema.

A infecção também pode ser adquirida por fontes externas, como mãos e até próteses contaminadas pelo fungo.

O diagnóstico é feito a partir do pedido médico, com exame laboratorial. No entanto, alguns sintomas podem indicar a candidíase vaginal, tais como:

  • Desconforto na vulva e vagina
  • Corrimento esbranquiçado e espesso
  • Dores na relação sexual
  • Ardência ao urinar

Como prevenir a candidíase?

A prevenção contra a infecção genital, pode ser feita de algumas maneiras, de acordo com a médica.

“Cuidados com a imunidade, como um todo, são importantes: manter uma alimentação saudável, prática regular de atividade física, sono de qualidade e manejo de stress, ajudam muito a evitar a proliferação do fungo”. Abaixo, ela recomenda alguns pontos para prevenção da candidíase vaginal:

1) Evite “abafar” a região genital, sua vulva precisa respirar;

2) Prefira roupas leves e soltas e tecidos de fibras naturais que favorecem a transpiração. O uso constante de roupas apertadas e sintéticas pode favorecer a proliferação da Candida;

3) Opte sempre por peças íntimas de algodão, evite uso de absorvente diário e sempre que possível durma sem calcinha;

4) Mantenha sua região íntima limpa e seca. Evite permanecer muito tempo com biquíni molhado ou roupas de ginástica molhadas de suor. A Cândida adora umidade, logo ficar muito tempo com peças molhadas pode favorecer o surgimento de candidíase; 

5) A alimentação é peça chave para prevenção da candidíase. Uma dieta rica em açúcares e carboidratos altera o Ph vaginal favorecendo o aparecimento da doença.

Produtos que serão seus aliados nos cuidados íntimos

- Por Isabelle Guedes