- Por Cáren Nakashima

O erro que detona a beleza dos cabelos

Diga como lava o seu cabelo e diremos como será a sua aparência! Nosso expert conta como evitar a cilada tão comum...

Cabelos saudáveis são macios, brilhantes, soltos e com movimento, certo? Segundo Anderson Couto, se os seus fios não apresentam um desses requisitos, a culpa pode ser a forma como você os lava! “Aplicar o shampoo uma única vez é um dos maiores e mais comuns erros quando o assunto é cabelo”, entrega. A seguir, saiba o motivo e como evitar a cilada.

De acordo com Anderson, a primeira lavagem apenas “solta” a sujeira do couro cabeludo. A longo prazo, é um acúmulo danado de sujeira. “Eu brinco com as minhas clientes que se elas aplicam o shampoo apenas uma vez, estão com o cabelo sujo desde sempre”, diz.

Espuma do bem

Repare: a segunda lavagem produz mais espuma. E, consequentemente, retira o restante da sujeira. “Se dois shampoos não são o suficiente, aplique novamente”, aconselha Anderson. Você sabe se o couro cabeludo está limpo o suficiente aos passar a ponta dos dedos nele após o enxague. Sabe quando a fricção faz um “barulhinho”? Está limpo!

Ao escolher o shampoo, Anderson é enfático: “evite o indicado para cabelos oleosos porque pode ocorrer o efeito rebote.” Explicamos: o shampoo absorve toda a oleosidade excessiva e mais um pouco, então o couro cabeludo acaba produzindo mais óleo para se proteger.

Escolha o shampoo para o seu tipo de cabelo, especialmente se ele for colorido. Se você tem a raiz um pouco mais oleosa, a situação não vai agravar pelos ingredientes hidratantes da fórmula, basta você lembrar de aplicar o shampoo mais de uma vez. Resultado: cabelo limpo de verdade, com movimento e brilho!