- Por Karina Hollo

Batom para o dia

Batom para o dia: a cor certa pode fazer você conseguir aumento, ganhar atenção da chefia... Escolha seu tom.

Ele é assim, básico. Sem batom, uma mulher se sente praticamente nua! E a gente não consegue ter um só. Só no nécessaire da bolsa de todo dia, carrega dois ou três (ou cinco ou seis). Na hora de montar seu kit da semana, veja só as cores que não podem faltar para você marcar presença no trabalho.

Segunda: batom de sucesso

Se você quer causar ótima impressão no trabalho – de mulher firme, confiante, confiável, capaz e criativa, vá de marrom. “Ele é misterioso sem ser chamativo em excesso, e passa seriedade. Os tons de nude que puxam para essa cor estão com tudo”, fala nosso top expert Kaká Moraes.

Não é à toa que eles são parte integrante da make das Kardashian. Mas nada de escolher uma nuance igual à da sua pele, ok? Busque sempre um pouco de contraste, sob o risco de parecer desanimada ou cansada. “Boca nude apagada combina com olhão. Mas no trabalho, não é a melhor pedida.”

Terça: batom de poder

Quem disse que vermelho é proibido no escritório? Pode sim! “O vermelho é a cor da mulher segura e confiante, que sabe o que quer e como chegar lá.” Tem melhor mensagem para passar no trabalho? Você pode escolher o tom que fica melhor em você, e até se quer que ele grite alto ou apenas marque presença.

Só tem que aplicar direitinho e mantê-lo lindo das 9 às 18h, ok? Não dá para estar nada menos que impecável durante o expediente.

Quarta: batom para causar

Se você gosta de ser o centro das atenções durante o almoço com a turma do escritório, aposte no laranja. “Ele tem pique e energia extras. Mostram que você é animada, um ímã de boas notícias.” Quem não vai querer sentar bem do seu ladinho à mesa?

Morenas ficam lindas com essa cor – que chama atenção mesmo sem querer, por sair do lugar comum. Se você tem a pele rosada, prefira nuances que puxem para o coral, sem fundo amarelado.

Quinta: batom que duuuura

Muito bem: é quase sexta. Mas você ainda precisa dar conta de uma pilha de tarefas e não quer nem pensar em comprometer as preciosas horas do fim de semana com relatórios do escritório. Isso quer dizer que vai precisar de cada minuto para se dedicar ao trabalho – e terá zero segundos para retoques de make.

“Nesse caso, vá de batom matte, que tem uma durabilidade nos lábios muito maior”, fala Kaká. E por que não fúcsia? “Essa cor marca presença ao mesmo tempo que avisa todo mundo que você não está para brincadeira.”

Sexta: batom de “beijo me liga”

Agora, sim, dá para comemorar. TGIF! E a cor do batom pode ser ousada. Pensou em roxo? Nós também. “Tons mais escuros mostram que você tem leveza, é divertida, gosta de experimentar a moda”, fala Kaká. Nos olhos, nada muito pesado, ok? Uma bela máscara para cílios é mais que suficiente para dar equilíbrio à make.

Se ainda quiser um algo mais, invista em sobrancelhas bem feitas e em sombra iluminadora, mas bem suave.