Barbear perfeito – cuidados e truques

Barbear perfeito - cuidados e truques - Barbear-se parece um ato tão corriqueiro que ninguém demonstra ter dúvidas. Mas será que seu gato sabe fazer do jeito certo? Descubra se ele domina esse ritual masculino.


As lâminas são um instrumento indispensável para o bom barbear. Mas podem também apresentar uma ameaça à sua pele.

Por serem agressivas, quando usadas incorretamente, causam até escurecimento da superfície do rosto.

“Isso ocorre pelo espessamento da epiderme, encravamento dos pelos e também pelo processo inflamatório. São três pontos que refletem o mau uso”, fala o dr. Marcelo.

Assim, a indicação do expert é prestar atenção à quantidade de lâminas do seu aparelho. Fios mais grossos pedem três ou quatro; enquanto para os mais finos, duas.


Existem cuidados muito importantes a serem observados antes de fazer a barba. Um deles é preparar a pele, abrindo os poros com água quente.

“Uma boa dica é barbear-se no chuveiro ou utilizar o lado aquecido da torneira da pia. Isso diminui a irritação e o encravamento dos pelos. A alternativa para quem está correndo é fazer compressa quente com a toalha”, diz o dermatologista.

Usar um produto pré-barba também é imprescindível. A melhor opção, de acordo com o médico é a espuma, pois facilita o deslizamento da lâmina.

Um truque é utilizar o condicionador de cabelos na hora de fazer a barba. Ele forma uma camada protetora e hidratante que protege a pele e umidifica os fios.


Ao se barbear, é necessário aplicar uma camada generosa do pré-barba. “Dê preferência a produtos que proporcionam conforto e previnem irritações. Não é preciso esperar, pois seu efeito é imediato”, conta.

No momento de passar o aparelho de barbear, o melhor sentido é o do crescimento dos pelos. Procure fazer movimentos firmes e longos, mas sem aplicar muita pressão sobre o rosto.

Isso evita lesões na superfície da pele. Outro hábito saudável é a troca regular das lâminas a cada 3 ou 4 barbeares, mantendo o corte sempre afiado.

A melhor ordem para os passos de sua rotina é: lavar o rosto, fazer a barba, tonificar a pele e então, hidratá-la. Caso seja necessário, para remover toda a espuma de barbear, use um pouco do sabonete facial e enxágue bem.


Os cuidados após barbear-se são tão importantes quanto os que vieram antes. Depois de passar a lâmina, é interessante utilizar água gelada ou aplicar gelo (para quem não tem a pele muito sensível) uma vez que isso diminui o risco de infecções.

“Opte por pós-barba hidratantes com azuleno e camomila, por possuírem propriedades calmantes; e também com ácido hialurônico e vitamina C, que são antioxidantes”, diz Dr. Marcelo.

Mesmo quem tem a pele seca ou sensível pode usar produtos refrescantes. Porém, devem ser livres de álcool. “A ideia de que ele fecha os poros e protege a pele é errônea e ultrapassada, antiquada”, complementa.

Recomendação extra para quem se barbeia em dias alternados: fazer a esfoliação no dia seguinte remove as células mortas da superfície da pele, ajuda na redução dos poros, facilita a penetração dos ativos hidratantes e anti-idade dos produtos que vêm depois.

“Quem tem a pele fina e delicada deve optar por formulações suaves com grãos esfoliantes regulares, geralmente sintéticos, como polietilenos, ao invés dos de frutas e sementes.”