- Por Marcelo Petit

Guia de Pós-Barba

Veja 5 motivos para adotar os produtos pós-barba na rotina de cuidados com a pele e acabe com as irritações e coceiras causadas pela lâmina de barbear.

Os produtos pós-barba são o final feliz para a pele dos homens que mantêm uma rotina constante de barbear. O atrito da lâmina com a pele pode causar irritações, além de cortes, e usar uma loção pós-barba ou balm para barba é indispensável para deixar o rosto confortável e bem cuidado.

Com diversas opções para serem escolhidas, explicamos a diferença entre cada um deles e reunimos 5 motivos que farão você adotar esse cuidado indispensável com a pele.

Quais são as funções do pós-barba

1 – Evitar infecções em cortes provocados pela lâmina

Cortar-se com a lâmina do barbeador é muito comum. Por isso, os produtos pós-barba têm componentes hemostáticos, quer dizer, que ajudam a estancar o sangue. Também possuem ativos adstringentes e esterilizantes que evitam a proliferação de microorganismos.

2 – Tonificar a pele

Os produtos pós-barba fecham os poros abertos no momento do barbear, fator que preserva a proteção da pele e impede a entrada de impurezas nos folículos onde crescem os pelos, além de deixar o rosto mais suave.

3 – Deixar perfumada e protegida

Os bálsamos pós-barba possuem fragrâncias refrescantes que deixam o rosto perfumado. Por serem suaves e versáteis, não brigam com o perfume utilizado no restante do corpo.

4 – Hidratar a pele após o barbear

Um hidratante ou um balm pós-barba são importantíssimos para a saúde da pele do rosto e do próprio pelo. Com ativos emolientes e hidratantes, como a glicerina e a lanolina, eles preservam a umidade natural da pele e previnem que os pelos encravem durante o crescimento.

5 – Aliviar coceira e irritação

Muitos homens se queixam o incômodo sentido logo após o barbear, principalmente aqueles que têm a pele sensível. Os movimentos feitos com a lâmina sobre o rosto são os grandes responsáveis por isso. Usar um pós-barba ajudam a evitar a coceira e a irritação com ativos que acalmam e ajudam a acabar com a vermelhidão.

Tipos de Pós-Barba

Bálsamo Pós-Barba 

É ideal para todos os tipos de pele, principalmente as sensíveis. Tem alta concentração de extratos e ativos naturais que promovem ação hidratante, anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante. Trata, amacia e traz alívio para os desconfortos que surgem no pós-barba.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: o equivalente a uma moeda de 10 centavos de pós-barba é a quantidade ideal para aplicação pelo rosto e pescoço.

Creme Pós-Barba

Cicatriza e reduz as irritações e seca mais rápido. Também ajuda a diminuir a coceira e a irritação, além de focar na hidratação da pele.

Loção Pós-Barba

Refresca e atua como antisséptico. Grande parte delas não contém mais álcool na composição, fator que não causa mais ardor à pele.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: caso tenha se cortado durante o barbear, lave o rosto com água fria. Isso ajuda a contrair os vasos sanguíneos da pele, além de diminuir o tamanho dos poros dilatados com a água morna.

Produtos pós-barba são indispensáveis para a beleza e para a saúde da barba e pele do rosto. Para saber mais sobre o tema, veja também Guia de Produtos para Barbear.