10 perguntas sobre cabelos

Nossos experts respondem as 10 perguntas sobre cabelos que toda mulher faz! Cuidados com tintura, alisamento, cachos, frizz, progressiva e muito mais.

Evandro Angelo – C. Kamura

Esta é uma das 10 perguntas sobre cabelos que as mulheres mais se fazem. Lave dia sim, dia não e seque com secador para ativar a ação da progressiva. Use shampoo sem sal e hidrate semanalmente em casa com uma máscara de tratamento.

 

Os principais são pantenol, cera de abelha, queratina, creatina, vitamina A e vitamina E. Procure-os nas formulações das máscaras de tratamento. Ao contrário do que muita gente pensa, ingredientes naturais como abacate, babosa, azeite, etc dificilmente alcançam a eficácia dos produtos industrializados.

 

O vento e os diversos agentes poluentes que se encontram no ar de fato agridem os fios. Eles atacam a queratina, proteção natural do cabelo, deixando os fios frágeis e quebradiços. A melhor maneira de protegê-los é usar leave-in (creme para pentear sem enxágue) ou óleo de argan todas as vezes.

 

máscaras de manutenção caseira excelentes, elaboradas por grandes marcas. Escolha uma própria para o seu tipo de cabelo e siga as instruções da embalagem, inclusive em relação ao tempo de ação – exceder o tempo indicado não aumenta o efeito. Na hora de enxaguar, prefira a água fria; ela deixa o cabelo mais brilhante porque fecha as escamas dos fios.

Daniela Rocha – Studio W

O óleo de argan sela os fios e dá uma sensação de maciez, além de proteger os fios contra a ação de agentes externos, inclusive a poluição. Uma das melhores formas de usá-lo é pingando algumas gotinhas nas pontas, como finalizador. E um dos principais cuidados é nunca passar o óleo antes do secador, pois pode fritar o cabelo.

Essa é outra pergunta sobre cabelos muito frequente. Não lave o cabelo nos dois dias anteriores, porque a oleosidade natural protege os fios e o couro cabeludo. Depois do tingimento, use produtos específicos para manter a cor. Se a coloração for com tonalizante, nada de fazer hidratação em seguida, pois o cabelo pode desbotar.

A queda natural, que ocorre de tempos em tempos quando os fios terminam um ciclo, não pode ser prevenida. Mas manter os cabelos nutridos e hidratados, e o couro cabelo bem limpo, previne outros tipos de queda. Raramente penteados, escovas, chapinhas e tinturas fazem o cabelo cair; podem provocar a quebra do cabelo, mas não a queda.

Julio Crepaldi – Galeria

Não, desde que se use protetor térmico antes de iniciar a escova e o secador seja mantido a 3 ou 4 cm de distância do cabelo. Deixar o secador muito próximo do cabelo não faz com quem ele seque mais rápido e o resultado são danos como ressecamento e até a queima dos fios. O melhor é usar um secador com média potência, com saída de ar forte, que seca mais rápido.

 

Antes, o protetor térmico, que forma uma espécie de camada protetora e isola os fios do calor. Não aplique perto da raiz, para não deixar o cabelo oleoso. Ao final, pode-se passar uma pomada suave para criar o efeito de separação de mechas ou um realçador de brilho. Para controlar os fios arrepiados, use a pomada ou um spray.

 

Use um shampoo de limpeza profunda no dia em que for fazer a escova, para remover os resíduos de cremes e finalizadores usados anteriormente. Depois de lavado, passe protetor térmico e um pouco de mousse para proteger o cabelo do efeito da prancha. Alise as mechas e, por último, borrife spray para tirar o máximo da umidade.