- Por Karina Hollo

Unhas quebradiças têm solução: saiba mais

Nada pior que escolher um esmalte lindo e... sua unha quebrar. Previna-se e drible este drama de beauté.

O resultado de uma unha quebrada ou fraca a ponto de nunca crescer muito é sempre uma frustração. A esmaltação vai embora mais rápido, você nunca consegue variar muito do formato curto e arredondado… A questão é investigar as causas! E elas podem ser locais ou sistêmicas.   

Postiças: lobo em pele de cordeiro

Você pode até achar que unhas postiças são a solução se as suas não crescem, mas o tiro pode sair pela culatra.

“Traumas ou micro-traumas diários e/ou constantes como uso incorreto de materiais ao remover a cutícula, polimento excessivo da superfície das unhas, desgaste pelo uso de materiais aderentes como unhas postiças, esmaltação em gel são exemplos de problemas locais”, explica a dermatologista Patricia Nakahodo.

“Tanto a cola como a forma como estes materiais são removidos da superfície ungueal podem danificar as unhas”, alerta ela.

Falta de cuidado específico

Quase ninguém se lembra de hidratar as unhas. Mas o contato constante com produtos químicos, como detergentes (e até sabonetes agressivos) podem ressecar ou mesmo desgastar as unhas…

Problemas indoor

“Como problemas sistêmicos que possam refletir nas unhas citamos exemplos como alterações hormonais da tireoide, doenças de pele que podem ter manifestações ungueais como psoríase, alguns medicamentos e tratamentos quimioterápicos”, fala Patricia.

A cutícula da salvação

Para evitar o problema, a saída é tratar a causa de base desde que conhecida e diagnosticada. “Mas o mais importante é manter ao máximo a integridade da unha, procurando hidratar unhas e cutículas sempre que possível, não cutucar muito a cutícula lembrando que você pode alterar a matriz ungueal abaixo dela e principalmente”, alerta a dermato. Mais uma dica de ouro: jamais lixar ou polir a superfície das unhas. “Nunca!”

Tratamento multidisciplinar

Manter uma dieta rica em proteínas, nutrientes e vitamina A é importante para manter as unhas saudáveis! “O dermatologista poderá indicar, caso necessário, uma suplementação de alguns minerais, vitaminas e oligoelementos, bem como formular medicamento para uso tópico a base de carbonato de cálcio e/ ou formol. O uso de base adequada antes da esmaltação também protege as unhas. E vale sempre hidratar as unhas”, finaliza ela.