- Por Karina Hollo

Truque para fazer as unhas

1, 2 ou 3 camadas de esmalte? Entregamos o truque de pro para fazer a manicure perfeita, em casa.

Marcar manicure no salão é uma paparicação amada pela brasileira. Mas às vezes não dá tempo. Ou você resolveu apertar o cinto e fazer a mão toda semana não está no orçamento… A questão é que você sempre pode esmaltar as unhas sozinha — e, de quebra, se lembrar dos tempos de adolescência, quando colocava a sua música predileta para tocar enquanto mergulhava o pincel no vidrinho de esmalte.

 

1, 2 ou 3 camadas?

Acontece que, ao esmaltar as próprias unhas, você geralmente aplica base + duas camadas de esmalte + top coat e óleo secante, certo? “Essa combinação está correta, porém para quem não tem prática com o top coat, é preciso passar uma boa quantidade de produto. Ele seca muito rápido se colocar pouco produto no pincel, pode manchar o esmalte. Também não pode ficar pincelando, porque ele acaba levando o esmalte. O correto é uma pincelada no meio e uma em cada lateral.”

Mas Solange sugere uma outra combinação: três camadas de esmalte — se estivermos falando de um esmalte de consistência mais fina. Assim, garante cobertura perfeita e efeito bem acabado.

Não se empolgue

“Esmaltes de consistência mais grossa, quando usados em várias camadas, tendem a descascar com mais facilidade. E podem ficar com marcas do pincel se não forem passados corretamente. Para cremosos, geralmente duas camadas são suficientes”. Mas quando ele tem consistência fina, três camadas darão um acabamento ótimo.

“Se aplicar mais de três camadas de esmalte, a tendência é que a cor saia inteirinha, como uma grande casca”, diz ela. “E isso vai acontecer mesmo se você deixar que cada camada seque antes de aplicar a próxima. É por isso que o exagero faz o esmalte ir embora mais rápido.” Veja aqui outro erro que diminui a durabilidade do esmalte. Veja aqui outro erro que diminui a durabilidade do esmalte.

Visual perfeito

Sem falar que uma camada grossa demais de esmalte resulta num visual pesado e amador. E também aumenta o risco de manchas e de estrias na cor. “Sim, isso compromete muito o resultado da esmaltação. Quando as camadas ficam grossas, também fica mais difícil a limpeza nas laterais deixando um visual grosseiro, e a cor também pode ficar comprometida.”

Ah! Esmalte demais também pode ressecar suas unhas. “Não é a quantidade de camadas que resseca as unhas e sim o tempo que você passa com o esmalte. É preciso dar um tempo entre uma esmaltação e outra de pelo menos dois dias e usar removedores sem acetona, menos agressivos.” Em dúvida sobre que cor escolher para combinar com o look? Clique aqui.