Tipos de rosácea e como tratar cada um

Entenda quais são os tipos de rosácea e como tratar a condição com as dicas do dermatologista Amilton Macedo

Compartilhar:

Quando falamos de quadros dermatológicos, a rosácea é uma condição comum, mas sabemos que ela afeta a sua saúde e a sua autoestima. Para tirar as suas dúvidas sobre essa condição, conversamos com o expert e dermatologista Amilton Macedo. Saiba mais sobre os tipos de rosácea e seus tratamentos:

O que é rosácea?

A rosácea é uma inflamação dermatológica crônica, caracterizada por uma ruborização ou vermelhidão mais intensa em algumas partes do rosto, principalmente testa, nariz e bochechas. Muitas vezes confundida com alergias, essa condição acomete mais as mulheres e pessoas de pele clara, que costumam ser mais sensíveis, no entanto, qualquer pessoa pode ter a doença.

Entre os fatores que potencializam os sintomas da rosácea estão as alterações hormonais e hábitos que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, como o consumo de bebidas quentes, de alimentos picantes, banhos quentes e exposição solar, por exemplo.

Tipos de rosácea e como tratar cada um

O principal sintoma da rosácea é a ruborização ou vermelhidão em algumas partes do rosto

Tipos de rosácea e seus tratamentos

Existem vários tipos de rosácea, e Dr. Amilton explica mais sobre cada um deles a seguir:

Eritemato telangectasia

“É o tipo de rosácea mais comum, provoca vermelhidão e deixa os vasos finos aparentes, além de causar sensação de ardência. Pode ser tratada com anti-inflamatórios ou tratamentos à laser”, explica o dermatologista.

Pápula pustular

“Tem como característica a vermelhidão e o surgimento de lesões pápulo-pustulosas, que se assemelham à acne. O tratamento inclui antibióticos via oral ou até a isotretinoína – mais conhecido como Roacutan – para redução das lesões”, diz o expert.

Fimatosa

“Provoca vermelhidão e deixa a pele espessa, com um aspecto machucado. Geralmente compromete partes do rosto como nariz e queixo, sendo que o primeiro pode chegar a dobrar de tamanho. Além dos tratamentos já citados anteriormente, em alguns casos, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias
para redução da espessura das lesões”, comenta Dr. Amilton.

Rosácea ocular

“A rosácea ocular é um dos primeiros sinais do desenvolvimento da rosácea de pele, é uma inflamação no tecido dos olhos que tem como seus principais sintomas a vermelhidão, queimação, visão turva, sensibilidade à luz, coceira nos olhos, descamação dos cílios, inchaço das pálpebras e ressecamento ocular, se assemelhando aos sintomas da conjuntivite”, afirma.

O dermatologista diz ainda que tratamento para esse tipo de rosácea é feito com o uso de colírios anti-inflamatórios para amenizar a vermelhidão e o inchaço dos olhos e com antibióticos e lágrimas artificiais, para manter os olhos hidratados.

Tipos de rosácea e como tratar cada um

Existem vários tipos de rosácea, e cada um requer cuidados específicos

Cuidados com a pele com rosácea

Apesar da rosácea não ter cura, alguns cuidados e hábitos podem potencializar os tratamentos mencionados acima pelo dermatologista, controlando os sintomas da doença.

“A tecnologia Fotona, que traz a combinação do laser ND YAG e o ERBIUM YAG, também é uma opção para o tratamento da rosácea, melhorando a parte vascular da pele e diminuindo o processo inflamatório”, comenta Dr. Amilton.

As medidas para amenizar os sintomas da rosácea são diárias. No caso da rosácea ocular, mantenha as pálpebras limpas, lavando-as de forma suave pelo menos duas vezes ao dia, e evite o uso de maquiagem nos olhos.

Para os tipos de rosácea que afetam mais a pele, evite o consumo de alimentos apimentados, bebidas alcoólicas, banhos muito quentes e a exposição solar. Vale lembrar que, nesses casos, o acompanhamento dermatológico e oftalmológico é fundamental, e o tratamento clínico é indicado pelo especialista de acordo com a evolução da doença.

Tipos de rosácea e como tratar cada um

Produtos para proteger e tratar a pele sensível

- Por Letícia Leite