Shampoo matizador: como e quando usar o pigmento violeta

Os cabelos saem do salão lindos e loiros, mas é inevitável que com as lavagens aquele brilho vá indo embora. Antes, era preciso voltar ao cabeleireiro todo mês para reavivar a cor.

Com os shampoos e condicionadores matizadores, dá pra manter a loirice renovada em casa. “Todos os loiros podem se beneficiar com o produto. Se estiverem amarelados ou simplesmente para dar um ‘up’ na cor”, diz a hair stylist Branca Di Lorenzo.

Colorimetria

Lembra quando você aprendeu que as cores primárias se misturam para formar cores secundárias? O passo seguinte dessa aula seria aprender sobre as cores complementares, que ficam de lado oposto na Estrela de Oswald e se neutralizam.

O violeta, por exemplo, é complementar do amarelo, por isso o anula. Daí o shampoo violeta também ser conhecido como desamarelador.

Quem descoloriu os fios e ficou com manchas amareladas ou a cor foi oxidando com o tempo só tem a ganhar com o pigmento roxo. Cabelos grisalhos amarelados também!

Instruções de uso

A sugestão da especialista em cor Branca Di Lorenzo é aplicar o shampoo e condicionador com pigmento uma vez por semana e seguir o tempo de pausa do fabricante. “Deixar por muito tempo pode deixar os fios arroxeados ou azulados”, explica. Se isso acontecer, basta lançar mão de um shampoo antirresíduos.

Hidratar é preciso

Como qualquer coloração, o violeta pode ressecar os fios. Para evitar o problema, aplique uma máscara específica para cabelos coloridos ou com mechas em seguida.

- Por Livia Valim