Rotina coreana de pele para brasileiras

Adapte a badalada rotina coreana de pele para o seu dia a dia

Em matéria de cuidados com a pele, não se fala de outra coisa senão da rotina coreana de beleza. Mas vamos combinar, a pele asiática e o clima da Coreia são muito diferentes dos nossos. Por lá, são pelo menos 10 passos da rotina de beleza… Mas como a gente pode fazer isso aqui no Brasil? Quais passos é melhor pular e como fazer layering de produtos? Nossa expert responde.

Passo a passo original

“Na Coreia, as mulheres costumam usar os kits já sequenciais específicos para cada tipo de pele”, fala a dermatologista Patricia Nakahodo. Elas mantêm todo o ritual sem pular as 10 etapas! E são: retirar a maquiagem com um óleo-emulsão, lavar o rosto com uma espuma de limpeza, esfoliar, tonificar, preparar a pele com um essence, fazer uma máscara facial, hidratar o rosto com um sérum, cuidar da região dos olhos, hidratar o rosto, caprichar no protetor solar.

Adaptando: o que tirar

O que tem a mais aí? A dupla limpeza do rosto, que você pode fazer com um demaquilante mais leve, tipo água micelar, caso não use make à prova d’água (comum entre as coreanas). A essence, uma espécie de tônico com poder hidratante, também é um extra. “Esse passo você pode pular”, diz Patricia. No mais, você pode fazer tudo igualzinho. “Mesmo que adaptando produtos de marcas diferentes”, diz.

Adaptando: o que juntar

Os dias quentes e úmidos, muito comuns por aqui, fazem a pele da brasileira ter uma produção sebácea mais alta, assim como aumentam também a ocorrência de acne. “Portanto, vale buscar um tônico com ácido esfoliante suave, com autorização do dermatogista, é claro”, sugere Patricia. Assim, você já une a tonificação com a esfoliação e economiza um passo.

Adaptando: o que economizar

Outro hábito das coreanas são as máscaras faciais, que elas usam diariamente. O produto também está em alta por aqui e vale o esforço, porque traz benefícios turbinados. “Procure estabelecer dias fixos para usá-las: aos domingos, por exemplo? Assim não se esqueça de colocá-las no ritual de beleza. Mas o uso não precisa ser diário”, aconselha Patricia. Elas deixam sua rotina mais divertida e têm efeito imediato e temporário. Por isso, são boas para um up no meio da semana também.

- Por Karina Hollo