Rosácea: dicas para amenizar o quadro

Apesar de não ter cura, é possível amenizar a rosácea. Veja as dicas de uma dermatologista e os produtos que você pode usar para esse quadro

Compartilhar:

A rosácea é caracterizada, principalmente, pela sensibilidade e vermelhidão da pele. Existem vários tipos do quadro, que pode se manifestar de forma mais leve ou mais intensa. A seguir, a expert e dermatologista Marcela Gomes tira suas dúvidas sobre rosácea e dá algumas dicas para amenizá-la. Confira:

O que é rosácea?

Essa condição costuma surgir na forma de eritema (vermelhidão) que vai e volta, pequenos vasinhos e sensibilidade a cosméticos. Muitas vezes, pode até ser confundida como alergia. “Com a evolução do quadro, o eritema piora progressivamente e podem aparecer lesões inflamadas e até pústulas”, explica Dra. Marcela.

Hábitos que agravam o quadro

Apesar das causas dessa doença ainda ser desconhecida, já se sabe que ela é mais comum em mulheres adultas, de pele clara e sensível, e que normalmente é desencadeada por exposição intensa ao sol em uma pele já predisposta.

Uma vez diagnosticada a rosácea, é necessário evitar qualquer tipo de calor, como sol, altas temperaturas, ambientes mal ventilados e comidas e bebidas quentes ou apimentadas. “A ingestão de álcool é outro agravante para quem tem a doença”, diz a dermatologista.

Tratamento para rosácea

Ainda não existe uma cura definitiva para a rosácea, mas os tratamentos estão cada vez mais eficazes. Para quem apresenta eritema, a saída mais recomendada é a aplicação de laser ou luz pulsada associada a cremes com substâncias vasoconstritoras – que diminuem temporariamente o tamanho dos vasos.

Para pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas vermelhas com pus), é necessário usar antibióticos tópicos ou orais e substâncias anti-inflamatórias tópicas, receitados por um dermatologista.

Produtos para amenizar a rosácea

Se a exposição ao sol é o gatilho que mais desencadeia crises de rosácea, usar um bom protetor solar é obrigatório para quem sofre com a doença. Uma versão para peles sensíveis do produto deve ser aplicada ao menos duas vezes ao dia. Os produtos com textura fluida são os que mais se dão bem nas peles lesionadas.

Nos períodos de crise, é recomendado incrementar a proteção com barreiras físicas, como chapéus e guarda-sol, e os produtos de skincare aliados são os específicos para peles sensíveis.

“Depois de controlada a doença, é preciso evitar os gatilhos e o uso de produtos irritantes, como ácido retinoico, loções ou adstringentes com álcool, sabonetes abrasivos e peelings químicos”, indica a expert.

Vale lembrar que, em casos ou em suspeita de rosácea, é importante consultar o seu dermatologista para que ele dê o diagnóstico correto e indique um tratamento assertivo para o seu caso.

Rosácea: dicas para amenizar o quadro

Produtos de skincare para peles sensíveis, como a com rosácea

- Por Letícia Leite