Qual a diferença entre leave-in e creme para pentear?
Os dois são importantes para os fios, desde que você saiba como e quando usar. Veja as diferenças entre leave-in e creme para pentear
22/10/2025
Você fica confusa na hora de escolher o finalizador ideal, pensando qual a diferença entre leave-in e creme para pentear? Seus problemas acabaram!
Com a ajuda de Eron Araújo, cabeleireiro, explicamos o para que serve cada um e como usá-los para ter um cabelo impecável.
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
Qual a diferença entre leave-in e creme para pentear?
O leave-in é um curinga na rotina de cuidados capilares. Mas o que exatamente o define?
Segundo o hair stylist Eron Araújo, “Todo produto sem enxágue é um leave-in, e pode ser líquido em spray, creme ou sérum”.
O formato mais popular é o líquido em spray, que é leve e ideal para cabelos finos. Ele tem o poder de desembaraçar os fios com facilidade e, de quebra, ajuda a controlar o frizz sem pesar.
Se o seu cabelo é mais seco, crespo ou volumoso, o creme para pentear pode ser o seu melhor amigo.
“O creme para pentear é mais denso, nutre o fio e dá mais forma ao cabelo”, explica Eron. Essa densidade e o maior poder de nutrição o tornam a escolha perfeita para quem busca controle e definição.
Além disso, Eron reforça a importância desse produto no cuidado diário: “Ajuda a desembaraçar, evitando maior a quebra”.
@redchaves Vem aprendeeeeeer 🤌🏽🤝🏼#transicaocapilar #cuidadoscomcabelo #nobigchop
Como usar leave-in e creme de pentear?
A escolha do “melhor” finalizador depende da sua necessidade, mas o leave-in pode ser mais versátil.
Eron Araújo indica o leave-in para todos os tipos de cabelo, logo após a lavagem. Ele também pode ser reaplicado durante o dia. A dosagem é fundamental para não pesar: “Três borrifadas é a quantidade ideal”, indica o expert.
Já o creme para pentear deve ser usado com mais critério e dosagem. “A quantidade ideal é a equivalente ao tamanho de uma moeda de um real. É importante lembrar que o exagero pode deixar os fios pesados e, sempre, evitar contato com o couro cabeludo”, alerta Eron.

L'Oréal Professionnel Serie Expert Nutri-Oil Leave-in
Leave-in para cabelos secos e ressecados. Cabelos macios, proteção térmica e efeito antifrizz por até 24h.

Kérastase Nutritive Leave-in Protetor Térmico
Leave-in protetor térmico para cabelos secos. Garante fios nutridos, fortes e protegidos contra os danos das ferramentas térmicas.
4x R$ 79,23

Redken One United 25 Benefits Tratamento Multibenefícios
Leave-in de tratamento para todos os tipos de cabelo. Oferece 25 benefícios para fios super saudáveis.

Wella Professionals Blondorplex Leave-in Bifásico Antifrizz
Leave-in para cabelos loiros danificados, descoloridos ou com mechas. Proteção dos agressores externos e raios solares.

L'Oréal Professionnel Serie Expert Curl Expression Long Lasting Leave-in
Leave-in para cabelos cacheados e crespos. Promove hidratação profunda e definição aos fios.
2x R$ 92,45

Leave-in para todos tipos de cabelo. Desembaraça e protege dos raios UV, calor do secador e dos danos.
Posso usar leave-in e creme para pentear juntos?
Sim! Você pode criar um mix poderoso usando os dois produtos. Para isso, siga a ordem correta de aplicação para garantir o máximo de benefício e leveza:
Primeiro, o creme para pentear: aplique-o para ajudar a desembaraçar os fios úmidos sem quebrar ou maltratar, aproveitando sua densidade protetora.
Em seguida, o leave-in: aplique o leave-in, que é mais leve, para finalizar com um toque de brilho, controle de frizz e proteção.
Dica de ouro: carregue um leave-in na bolsa para retocar durante o dia. Ele é o seu produtinho curinga para aumentar o brilho, turbinar a hidratação e combater o frizz rapidamente.
Qual a ordem correta de cuidar do cabelo?
A sequência ideal deve sempre começar com a limpeza e terminar com a proteção e a modelagem. Seguir essa ordem garante que os ingredientes ativos de cada produto sejam absorvidos corretamente pelo fio:
- Pré-shampoo: aplicado antes do shampoo para proteger os fios (principalmente pontas) da agressão da limpeza;
- Shampoo: limpa o couro cabeludo e os fios. Deve ser usado no couro cabeludo, deixando a espuma escorrer para limpar o comprimento;
- Máscara de tratamento: é o passo da hidratação, nutrição ou reconstrução. Deve ser aplicada após o shampoo (com o cabelo já limpo) e antes do condicionador;
- Condicionador: sela as cutículas do cabelo que foram abertas durante a lavagem e o tratamento. É fundamental para dar brilho e maciez;
- Protetor térmico: aplicado nos fios úmidos antes de usar secador, chapinha ou babyliss;
- Creme para pentear: usado para desembaraçar, nutrir e dar forma aos fios úmidos (principalmente para cabelos crespos e cacheados);
- Leave-in ou óleo capilar: o último passo. Usado para selar o fio, controlar o frizz, dar brilho e fornecer proteção extra ao longo do dia. Pode ser reaplicado nos fios secos;
