Principais cuidados com a pele no verão

Veja quais os cuidados com a pele no verão para evitar queimaduras e mantê-la linda, bronzeada e saudável!

Os cuidados com a pele no verão são mais do que necessários para evitar ressecamento, queimaduras, entre outros problemas comuns dessa época do ano.

Se você tem dúvidas no que muda na sua rotina de skincare nessa época, keep calm, conversamos com a dermatologista e expert, Denise Lage, e ela revelou quais são os cuidados com a pele no verão. Vem ver!

 

Limpeza profunda

A higienização da pele é fundamental para remover as impurezas do dia a dia. Denise explica que é “preciso utilizar sabonetes específicos para o seu tipo de pele, pois, desta forma, você consegue uma higienização mais profunda”. Por isso é importante saber se ela é normal, sensível, seca ou oleosa.

Por exemplo, se você possui pele oleosa, precisa ficar atenta. Com as altas temperaturas e o clima mais quente do verão, esse tipo de pele produz mais sebo, favorecendo a oleosidade e o aspecto brilhante. Se a limpeza da pele não for feita adequadamente, os poros podem ficar obstruídos, contribuindo para o surgimento de acnes.

Para as peles secas, aposte em um sabonete líquido que auxilia na limpeza profunda da pele e, ao mesmo tempo, que tenha componentes hidratantes para deixá-la mais saudável. Já para quem tem pele normal a sensível, um bom sabonete neutro vai ajudar a remover as impurezas da pele.

Escolha dos produtos

Denise sugere que as peles oleosas, secas ou mistas, utilizem produtos com texturas mais leves, como, por exemplo, sérum ou gel. “No verão é comum a produção excessiva de oleosidade. Mesmo quem tem pele normal, mista ou seca, eu recomendo produtos com toques mais leves e secos, além de muito protetor solar. Reaplique a cada duas horas, caso esteja exposta ao sol”, alerta a dermatologista.

Limpar, tonificar, usar um adstringente, um antioxidante, como a vitamina C, além do protetor solar são maneiras de proteger a pele contra os efeitos nocivos dos raios solares. Para acalmar a pele, a expert revela um truque: “deixe a água termal na geladeira e borrife durante o dia ou após lavar seu rosto com sabonete específico durante a sua rotina completa de skincare. O produto vai acalmar a pele e ajudar na hidratação”.

Protetor solar

Independentemente do tipo de pele, o protetor solar deve ser aplicado diariamente e com retoques a cada 2 horas. “O protetor solar é importantíssimo para proteção da pele. Para potencializar o cuidado, aplique os que já contam com vitamina C, que é uma excelente antioxidante e evita o envelhecimento da pele”, sugere a expert.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia ainda recomenda que é preciso aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar para que a pele possa absorver por completo. Além do rosto, é importante distribuí-lo nas mãos, orelhas, nuca e pés. “O protetor deve ser usado diariamente, independentemente da estação do ano, já que o produto previne os danos causados pelos raios UVA e UVB”, recomenda a expert.

Cuidado pós-sol

As máscaras faciais são ótimas aliadas após a rotina de skincare. “Elas possuem ativos concentrados que oferecem o cuidado necessário para sua pele”, explica Denise.

Você deve escolher o tipo de máscara que vai ajudar no tratamento que a sua pele precisa, como hidratação, antienvelhecimento, controle de oleosidade, redução de acnes etc.. A expert ainda explica que “elas vão potencializar os cuidados mais profundos e com efeito prolongado para uma recuperação da pele após a exposição solar”.

O restante do corpo não deve ser esquecido! “Aplique os óleos de banho e abuse do hidratante corporal”, lembra a expert. E ao se expor ao sol não se esqueça do filtro solar!

- Por Carol Gabriel