- Por Tatiana Z Serebrinsky

Pirâmide olfativa: como conhecer um perfume novo

Veja como conhecer um pouco do perfume sem nunca ter sentido ele antes

Você já deve ter visto que os perfumes apresentam, junto com sua descrição e inspiração, alguns “ingredientes”, apresentados como notas olfativas.

As notas mostram a composição principal do perfume. Por exemplo, a composição de um perfume importado é supersofisticada e as notas não podem ser consideradas como a composição total dele. Elas revelam os ingredientes mais expressivos ou a impressão que temos de um conjunto complexo de notas.

Estrutura da pirâmide

Essas notas são apresentadas em três grupos: notas de topo ou saída, notas de corpo ou coração e notas de fundo ou base. As de topo são as mais voláteis, que evaporam mais cedo, as de corpo são as que permanecem num tempo médio e são as que mais mostram a “identidade” de uma fragrância. As de fundo são as que demoram mais tempo para evaporar e sustentam toda a fragrância na pele.

Podemos dizer que a pirâmide olfativa mostra a transição de um perfume. Do que ele é no momento de aplicar, ao que ele se torna ao longo do tempo, até sumir completamente.

Dinâmica da pirâmide

As notas são divididas em grupos de acordo com suas origens e características. As notas cítricas como bergamota, limão e laranja são as que evaporam mais rápido, portanto estão no topo do perfume.

O grupo de notas de resinas, bálsamos e extratos de origem animal sintéticos, como musk (almíscar), couro, âmbar e camurça, são os que mais demoram a evaporar, portanto geralmente estão na base do perfume.

Apesar de a pirâmide possuir três níveis, todos os outros grupos de notas (frutas, flores, ervas e folhas, pimentas e temperos, doces, madeiras e musgos) estão em algum lugar entre o topo e o fundo, sem lugar muito definido. Flores podem estar no corpo ou no topo. Madeiras podem estar na base mas também no corpo.

O que esperar da fragrância?

No momento em que espirramos um perfume, todas as suas notas são apresentadas de imediato, mas as de topo são as que mais chamam nossa atenção. Conforme elas vão evaporando, outras notas vão ganhando destaque – de corpo e depois de fundo.

É importante ignorar um pouco a primeira impressão, pois ela deve durar cerca de meia hora apenas. Foque nas notas de corpo principalmente. A dica é listar as flores, temperos, frutas que você gosta do cheiro. Provavelmente você vai gostar de perfumes que tenham essas notas.