Pele na TPM: como amenizar os efeitos hormonais

Da oleosidade à acne, nossa pele é bastante afetada na TPM, mas a dermatologista Luciana Passoni diz como amenizar o quadro com alguns cuidados!

 

As alterações hormonais impactam diretamente a pele na TPM, desenvolvendo alguns quadros indesejáveis como o excesso de oleosidade e a acne.

No entanto, não há motivo para pânico. A dermatologista Luciana Passoni diz como amenizar estes efeitos comuns deste período. Confira:


TPM deixa a pele oleosa?

Segundo a Dra. Luciana Passoni, nos períodos pré-menstrual e menstrual há uma ação maior dos hormônios masculinos que afetam a pele.

“A tendência é aumentar a oleosidade, a abertura de poros e também a inflamação desses poros, que junto com as bactérias formam a acne”, explica a dermatologista.

Pele na TPM: como amenizar os efeitos hormonais

A TPM deixa a pele mais oleosa

Como evitar acne na TPM

Para quem sofre com as espinhas na TPM, a boa notícia é que é possível evitar que elas apareçam adotando alguns cuidados dias antes.

“É possível evitá-las com o uso de um sérum queratolítico, de manhã e à noite, e de sabonetes a base de ácido salicílico, produtos que controlam a oleosidade”, diz Dra. Luciana.

Pele na TPM: como amenizar os efeitos hormonais

É possível evitar a acne na TPM

Inchaço na TPM

O corpo também é impactado pela ação dos hormônios masculinos, com o inchaço, e a Dra. Luciana diz como amenizar este sintoma.

“É importante ingerir muito líquido, evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar”, afirma a dermatologista.

Pele na TPM: como amenizar os efeitos hormonais

Ingerir líquidos ameniza o inchaço na TPM

A pele no período fértil

Apesar dos efeitos negativos da tensão pré-menstrual no rosto, a dermatologista explica que no período fértil a pele costuma ficar com um aspecto bem bonito e saudável.

“Neste período a natureza faz com que as mulheres fiquem propensas a procriação, e devido aos hormônios a pele fica mais viçosa”, comenta a especialista.

Pele na TPM: como amenizar os efeitos hormonais

A pele fica mais viçosa no período fértil

Absorvente pode dar alergia?

A especialista deixa ainda um alerta para a possibilidade de uma reação alérgica ao absorvente.

“Indicamos o uso de produtos hipoalergênicos, testados por dermatologistas, e sempre trocar de absorvente. Sujou, trocou”, diz.

Para quem não se dá bem com absorventes descartáveis ou busca alternativas mais sustentáveis para o ciclo menstrual, as calcinhas absorventes e os coletores menstruais são ótimas opções.

Pele na TPM: como amenizar os efeitos hormonais

 

- Por Letícia Leite