O que significa uma edição limitada de um perfume?

Entendemos o que está por trás das criações de edições limitadas na perfumaria e como essas criações se tornam objetos de colecionador

O universo da perfumaria é constantemente palco de lançamentos que buscam traduzir momentos e personalidade quem os usa. A customização tem sido tem bem presente e, nesse caminho, as edições limitadas de perfumes carregam essa promessa de exclusividade. Mas por que as marcas trilham esse caminho?

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O que significa uma edição limitada de um perfume?

A concepção de uma edição limitada de um perfume pode envolver vários fatores: desde a busca de ingredientes raros, até a celebração de algum momento específico ou a fabricação através do processo artesanal.

Outro ponto que pode ser decisivo ao escolher tornar um perfuma uma edição limitada, é pontuar um momento da história da marca com aquela fragrância: colaboração com algum artista de destaque ou até um momento comemorativo. “O mercado tem movimentos e a empresa deve ser reativa nas ações”, conta Renata Ashcar, especialista em perfumes.

“O sucesso de uma fragrância também é um ponto: fãs de um determinado perfume, certamente gostarão da versão limitada”, complementa. Isso tudo dá uma aura à criação e torna aquela fragrância ainda mais especial, um objeto de colecionador importante.

Quais ingredientes tornam um perfume raro?

“Do processo criativo, a concepção de uma edição limitada e uma fragrância regular é o mesmo. Porém, a edição limitada pode ter um ingrediente especial – mas isso varia muito”. Tudo isso pode influenciar na decisão da marca ao criar uma edição limitada.

“Eu já vi edições limitadas com ingredientes raros que já vem até numerados, é super bacana”. Algumas matérias primas mais específicas são o oud, âmbar, musk e castóreo.

Lançamento: Beach Blossom Jo Malone London ed. limitada

Ilumine seus dias com a radiância da nova Colônia Beach Blossom, uma edição limitada de Jo Malone London.

@jomalonelondon

We say ‘sun-drenched, palm-fringed beaches’, now you picture the scent. It’s Beach Blossom Cologne, isn’t it? @ashleemajormoss_ #BrilliantBlossoms #JoMaloneLondon

♬ original sound – Jo Malone London

Inspirada nas praias de Seychelles, um arquipélago paradisíaco na costa leste africana, elas capturam a essência rara do coco-do-mar, em uma criação fresca e solar.

A combinação com limão e hortelã desperta os sentidos e refresca. Já o toque de fava tonka, dá o calor essencial para um verão eterno. Confira a pirâmide olfativa:

A pirâmide olfativa completa:

Topo

Limão

Corpo

Água de Coco

Fundo

Fava Tonka

Beach Blossom Jo Malone London Cologne - Perfume Unissex 50ml

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Perfume Importado unissex floral frutado. Inspirado na essência do outono, tem estilo romântico e clássico.

R$ 680,00

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Beach Blossom Jo Malone London Cologne - Perfume Unissex 100ml

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Porque um perfume é descontinuado?

Amou um perfume em edição limitada, mas ele foi descontinuado? Diversos fatores podem ter sido os motivos: desde decisões da marca, até a obsolescência de certas fragrâncias ou inviabilidade dos custos nas matérias-primas – já pensou na quantidade de flores extraídas para um óleo perfumado?

Se o seu perfume preferido foi descontinuado, algumas estratégias podem entrar na hora de buscar uma fragrância similiar:

1. Investigar as notas olfativas: identificar as principais do seu perfume descontinuado e pesquisar similares;

2. Buscar os parecidos: com as notas olfativas em mente, busque pelas pirâmides olfativas de outras fragrâncias, já que aí você pode encontrar lançamentos que lembrem o antigo;

3. Experimentar em lojas físicas: já buscou os similares on-line? Nas lojas físicas da Beleza na Web você encontra diversos testers para borrifar na pele e ver como cada um se desenvolve, para testar a similaridade com seu edição limitada.

4. Explorar perfumes da mesma marca: normalmente, as casas carregam um DNA olfativo. Ou seja, pode ser que você encontre perfumes que compartilhem semelhanças com seu antigo favorito – e quem sabe encontre um novo cheirinho para chamar de seu!

Como customizar perfumes?

A estratégia no mundo da perfumaria tem sido uma aposta grande, já que a personalização de aromas – com técnicas como a sobreposição ou layering – estão bastante em alta e é possível perceber a demanda por exclusividade.

“Esse movimento é bem importante. A personalização é algo que é só seu e trazemos o ponto de criar um cheiro só seu. A exclusividade também vem com perfumes de nicho: traz ingredientes únicos e quem não quer uma assinatura?”, finaliza Renata.

- Por Isabelle Guedes