- Por Karina Hollo

O jeito certo de lavar o rosto

Se você quer manter a pele sempre jovem, precisa aprender o jeito certo de lavar o rosto.

Não dá pra escapar: a gente tem que lavar o rosto duas vezes por dia – todos os dias. Mas não basta encher o rosto de espuma, massagear e enxaguar. Aqui vai o passo a passo da limpeza ideal.

1 Lave as Mãos

Você jamais deve lavar o rosto com as mãos sujas – ou vai levar sujeira para o rosto em vez de limpeza. E isso vale para a limpeza da manhã e para a da noite. “Pela manhã, você vai tirar o sebo/suor acumulado durante a noite”, analisa a dermatologista Denise Lage. “E à noite elimina resquícios de poluição, maquiagem e sebo em excesso.” Para peles mais sensíveis, ela indica dois tipos de sabonete – pela manhã um sabonete com água termal, menos adstringente, e à noite outro com maior poder de limpeza e ação desengordurante.

2 Seja específica no banho

A gente ama ganhar tempo – e lavar o rosto no chuveiro. “Pode sim lavar no banho, mas sempre com sabonete específico para o rosto!”, fala Denise. Só tome cuidado para não deixar a água muito quente, pois ela resseca a pele e favorece o aparecimento de rugas. “A água quente pode ser gatilho para aparecimento de dermatite seborreica e até mesmo de acne (a pele acnéica acaba produzindo mais óleo como efeito rebote).”, continua a dermato.

3 Capriche de manhã

O ritual logo cedo é lavar com sabonete especifico e em seguida aplicar o tônico/água micelar. “O sabonete limpa o excesso de gordura e suor e o tônico equilibra o ph da pele, diminuindo a chance de irritações, sensibilizações e inflamações da pele”, ensina Denise. Por isso, tente tonificar sempre que lavar. “Se tiver com o tempo muito corrido, tonifique ao menos duas, três  vezes por semana, o que ajuda equilibrar o ph da pele.” O tônico também já inicia a hidratação da pele e a prepara para receber os cosméticos que vêm em seguida, facilitando a absorção dos princípios ativos, por ter deixado a pele extremamente limpa.

4 Seja cuidadosa à noite

À noite, o ideal é primeiro demaquilar e depois lavar com sabonete líquido específico para finalizar a remoção da maquiagem e também lavar o demaquilante que pode ser um pouco oleoso.

5 Lute contra a gravidade

Na hora de massagear o rosto, faça sempre movimentos ascendentes. Assim, além de limpar, dá aquela força contra a flacidez.

6 Use toalhas limpas e hidrate

Pense: você acabou de lavar o rosto e vai usar uma toalha suja ou úmida para secá-lo?!? Nem pensar! E, finalmente, hidrate sempre que lavar! “Existem muitos tipos de hidratantes que podem e devem ser usados até mesmo para quem tem a pele oleosa/acneica, pois equilibram a barreira da pele e até diminuem a oleosidade rebote. Pele sem hidratação piora o envelhecimento, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas precocemente.” Isola!

(infográfico)

Limpeza Total

Descubra fórmulas que vão tornar sua rotina de cuidados com a pele mais eficaz

Loção de Limpeza Facial Anna Pegova https://www.belezanaweb.com.br/anna-pegova-emulsion-nettoyante-douce-toutes-peaux-locao-de-limpeza-facial-200ml/

Tônico Facial Shiseido https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-benefiance-wrinkle-resist-24-tonico-facial-150ml/

Hidratante Facial Clinique https://www.belezanaweb.com.br/clinique-dramatically-different-moisturizing-gel-hidratante-facial-125ml/

Água Micelar Bifásica L’Oréal Paris https://www.belezanaweb.com.br/loreal-paris-dermo-expertise-bifasica-agua-micelar-200ml/