- Por Karina Hollo

Novos procedimentos para tratar as manchas de verão

Na estação, novas manchas podem surgir e provocar o envelhecimento da pele

Não há como escapar: tanto a UVB quanto a UVA podem causar manchas de envelhecimento. E novas manchas podem surgir por conta do sol tomado há muitos anos… Por causa disso, novas lesões podem aparecer em uma região já tratada.

Tem mais: se você continua tomando muito sol, o problema se agrava! Para piorar, a radiação UVA ultrapassa vidros e janelas e pode causar manchas e acelerar o envelhecimento da pele. Se você já tem manchas no rosto, o melhor é tratar quanto antes. Confira três novidades:

Drug Delivery Digital: injeção contra a hiperpigmentação

D&D é a inovadora técnica do Drug Delivery Digital, que permite a inserção de ativos na pele por meio de agulhas, com total controle do médico, e na dosagem perfeita (que é 100% aproveitada). O sistema permite eliminar as manchas com a aplicação de ácido tranexâmico, que age diretamente nos comunicadores celulares responsáveis pela pigmentação, bloqueando os processos inflamatórios relacionados às manchas.

D&D permite um tratamento homogêneo e preciso, ajuste da velocidade das agulhas e da profundidade de liberação dos ativos, que podem atingir de 0,5 a 5 mm de profundidade. “A tecnologia ainda possui um sistema de pressão negativa (vácuo) que faz uma espécie de sucção na pele para facilitar a penetração das agulhas ao mesmo tempo em que diminui o nível de dor, reduz os efeitos colaterais e minimiza o sangramento”, comenta o dermatologista. No tratamento de manchas, o ácido tranexâmico pode ser injetado a cada 15 dias em quatro sessões.

Vektra QS: raio apaga-manchas

Usado no tratamento de melasma, manchas, olheiras e remoção de tatuagens, o laser Vektra QS, da plataforma Solon, tem duração de pulso de 15 nanosegundos e é fracionado. “Solon Vektra age no melanócito (células produtoras de melanina), impedindo a célula de liberar o pigmento para as células mais superficiais. É como se o melanócito guardasse o pigmento para ele, por isso clareia”, fala o dr. Abdo. O ideal é fazer uma sessão a cada 15 dias (total de quatro a seis sessões rápidas). O resultado dura um ano, depois é necessário fazer manutenções.

 

Lumina XT: laser que clareia

Lumina XT é um novo procedimento do SPECTRA XT (versão mais nova do renomado SPECTRA) que trata as olheiras, com a vantagem de promover uma melhora global da pele, inclusive atuando contra manchas e poros dilatados. O tratamento libera três vezes mais energia que o anterior, clareando olheiras e manchas, fechando os poros e melhorando a textura da pele.

E ainda promove maior estímulo de colágeno, atuando de forma global no rejuvenescimento. O equipamento emite lasers em nano que são absorvidos pelas células que produzem o pigmento. Dessa forma, ocorre o clareamento. O protocolo compreende apenas seis sessões rápidas e indolores realizadas a cada quinze dias.