7 mitos e verdades sobre manchas na pele negra
Acne, foliculite, melasma e até picadas de insetos: desmistifique os cuidados com manchas na pele negra, com o dermatologista Amilton Macedo
21/07/2025
Cada pele é uma pele e isto é um fato. Por isso, conhecer mais sobre a nossa – peculiaridades, questões e tendências – é essencial. No papo com o dermatologista Amilton Macedo, trazemos uma das particularidades das peles mais pigmentadas: estes são alguns mitos e verdades sobre manchas na pele negra.
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
7 mitos e verdades sobre manchas na pele negra
1- A pele negra mancha com mais facilidade
Verdade. “A pele negra tende a ter mais manchas, devido a sua alta quantidade de melanina. Dessa forma, qualquer processo inflamatório, como acne, alergia ou até mesmo a foliculite, pode causar manchas na superfície da pele”.
Veja Mais
2- Acne, picadas de inseto e melasmas são as principais causas de manchas
Verdade. “As manchas de acne aparecem após o desaparecimento das acnes e cravos, deixando manchas na região em que a inflamação foi causada. Já as manchas causadas pelas picadas de insetos vêm após o estímulo de coçar a região afetada. Por fim o melasma, é uma condição que afeta todos os tons de pele, mas costuma ser mais frequente em peles negras devido à maior quantidade de melanina”.
3- Espremer espinhas pode piorar as manchas
Verdade. “Evitar espremer a área para é essencial para não piorar a condição da pele. Além disso, para controlar e prevenir a formação dessas manchas, aposte no uso do filtro solar superior ao FPS30 e de alta cobertura”.
4- Qualquer ativo pode ser usado para uniformizar tons
Mito. “Pelo motivo da pele negra ser mais suscetível às manchas escuras, é necessário ter um cuidado extra ao utilizar determinados produtos que podem irritá-la, uma vez que a reação alérgica pode agravar ainda mais as hiperpigmentações ou pós-inflamações.”

Proteção solar é essencial para evitar manchas na pele
5- Vitamina C e os ácidos são liberados para tratamento
Verdade! Os componentes recomendados são os ativos antioxidantes como vitamina C, que auxilia na proteção contra os raios UVA e UVB, poluição, suavização de manchas e uniformização do tom da pele.
Além disso, substâncias alternativas como a nicotinamida e alfa-hidroxiácidos, podem auxiliar com o desaparecimento dessas manchas.

SkinCeuticals PTI-OX Sérum Antirrugas
Sérum facial antirrugas. Poderoso efeito rejuvenescedor que previne e corrige 9 tipos de rugas de contração.
5x R$ 77,38

Adcos Vitamina C 15 Ácido Hialurônico Sérum Redutor De Linhas
Sérum Redutor de Linhas para peles sensíveis e oleosas. Promove maior luminosidade a pele enquanto repara danos.
3x R$ 72,97

Botik O Boticário Vitamina C 10 Sérum De Alta Potência
Gel hidratante facial. Com textura aqcua gel, proporciona uma hidratação intensa, além de ação antissinais.
6- Esfoliação e protetores solares podem piorar manchas
Mito. “A prevenção vem a partir da utilização de protetor solar com fator superior a 30 e com cor. Uma outra recomendação é a realização de esfoliações enzimáticas, para auxiliar na eliminação do pigmento na área manchada de forma rápida e não agressiva – ainda mais seguro para as peles negras, já que são mais sensíveis e propensas a manchas”.

ISDIN Fotoprotector Fusion Water 5 Stars FPS 60 Protetor Solar Facial
Protetor solar facial para todos os tipos de peles, especialmente oleosas. Alta proteção sem abrir mão de uma pele radiante.

Neostrata Minesol Oil Control FPS 70 Protetor Solar Facial
Protetor solar facial com textura gel-creme para pele oleosa. Previne o envelhecimento precoce e protege.

Biore Aqua Rich Watery Essence FPS 50 Protetor Solar Facial e Corporal
Protetor solar facial e corporal. Possui textura ultraleve, oferecendo alta proteção UVA e UVB.
7- Procedimentos podem ser eficazes para tratar manchas
Verdade. “Diversos são os tratamentos e procedimentos para amenizar as manchas mais profundas da pele, entre eles estão: peeling químico profundo, microagulhamento e a combinação dos lasers ND Yag e ERBIUM Yag.
O peeling é um procedimento que atinge a camada mais superficial da pele até a derme, estimulando a retirada de células mortas e acelerando a formação de novas células.
O microagulhamento auxilia na redução de pigmentação das manchas na pele, incluindo as mais profundas, como o melasma. Já os lasers ND Yag e ERIUM Yag fazem com que as camadas da pele sejam descamadas, para darem lugar a uma pele uniforme”.
