Guia de Sabonete para o Corpo

Eles não são todos iguais! Descubra a diferença entre as versões líquidas, em gel e em barra e as funcionalidades de cada sabonete para um banho ainda mais relaxante.

O sabonete é o primeiro passo de cuidados com a pele. Antes mesmo de pensarmos em outras etapas, a limpeza diária se faz necessária não só pela higiene, mas para manter a maciez, o nível de hidratação equilibrado, a proteção contra agentes bacterianos, entre outros. A função principal do sabonete é de emulsionar e remover pequenas partículas sólidas da pele, para que fossem eliminadas junto com a água.

Na Antiguidade, o sabonete era composto por ingredientes bem inusitados, os mesmos que geraram sua descoberta: gordura animal e cinzas de madeira. Hoje em dia, ele é formulado com elementos mais desenvolvidos e fragrâncias sofisticadas, além de ter focos específicos, como ação hidratante, antibacteriana ou que são próprios para as partes íntimas. Tudo isso nas versões sabonete líquido, em barras, em gel, espuma.

Diante de tanta variedade, é comum ficarmos em dúvida sobre qual sabonete comprar. Confira as dicas a seguir para aproveitar todos os benefícios do sabonete escolhido e transformar a hora do banho em um momento de bem-estar e relaxamento.

Qual sabonete é indicado para cada tipo de pele

Pele oleosa e mista

Para esse tipo de pele, recomenda-se um sabonete que equilibre a oleosidade, causadora de acnes e cravos, sem que a limpeza prejudique a proteção natural. As versões em barra, gel e espuma são as mais comuns. Na composição, Enxofre e Ácido Salicílico são os principais ingredientes. Existem algumas formulações com extratos vegetais que ajudam a controlar equilibrar a pele, sem ressecá-la.

Pele Seca

Para esse tipo, o sabonete deve ser hidratante. As versões líquidas cremosas que contém Glicerina, óleos e manteigas vegetais são os principais dessa categoria.

Pele Sensível

Uma pele sensível costuma ser reativa, ou seja, tem reações alérgicas com facilidade. Aqui, entram as coceiras, vermelhidões, descamações e incômodos no geral. Portanto sabonetes neutros, sem fragrância ou específicos para esse tipo de pele são escolha essencial. As versões líquidas costumam ser as mais indicadas.

 

Quais são as funções de cada tipo de sabonete

Sabonete com pH equilibrado

O pH é um índice de 0 a 14, em que 0 é ácido e 14 alcalino, que mede o quanto a pele está protegida ou exposta às agressões. O pH ideal da nossa pele é 5,5. Para peles ressecadas ou sensíveis é preciso usar sabonetes com o pH mais próximo ao da pele. Opte por sabonetes líquidos ou cremosos, que normalmente têm pH entre 5 e 6. Normalmente, o pH do sabonete em barra gira em torno de 7 para cima, portanto mais alcalino para esses tipos de pele.

Sabonete Antibacteriano

Indicado para casos específicos, tem o uso liberado apenas para a higiene das mãos. É usado em processos cirúrgicos, em pacientes com problemas de pele, como inflamações e excesso de oleosidade, além de ajudar na manutenção da limpeza dos poros.

Sabonete Íntimo

Como o próprio nome diz, é específico para as partes íntimas, pois respeita a flora genital feminina. Mas deve ser usado somente na parte externa da genitália, jamais na parte interna. Também não é indicado o uso no restante do corpo.

Sabonete Infantil

A pele do bebê não tem o manto ácido responsável pela proteção contra o ressecamento, irritações, alergias, etc. Para que essa barreira protetora seja construída, utilize sempre sabonetes indicados para os pequenos que tenham pH de 5,5. O uso é indicado até os 12 anos.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: por ter pH entre 5 e 6, os sabonetes líquidos são mais indicados para o rosto e para as peles sensíveis.

Lembre-se que a higiene diária da pele do rosto e do corpo pedem sabonetes diferentes. Saiba como escolher um indicado para a a área facial no Guia de Limpeza de Pele.

- Por Marcelo Petit