Guia de Esfoliante

Entenda a importância da esfoliação para a saúde e a luminosidade da pele e aprenda o passo a passo para um resultado eficaz!

Assim como a limpeza, a esfoliação é uma parte essencial da rotina de beleza para o equilíbrio da pele do corpo e do rosto. Com o intuito de uma limpeza mais profunda, o esfoliante remove as células mortas que obstruem os poros para que a pele fica mais macia e preparada para receber outros cuidados, como cremes hidratantes ou anti-idade.

Apesar de ser utilizada por pessoas de pele oleosa no rosto, a esfoliação é recomendada para todos os tipos de pele e para todas as áreas do corpo. Esfoliar a pele ajuda a melhorar a circulação, prevenir a acne, além de proporcionar a luminosidade natural, estimular a renovação das células e melhorar a absorção de outros produtos.

O que são esfoliantes?

Os esfoliantes são produtos líquidos, em creme, gel ou barra que trazem em sua composição um agente específico que pode ser:

Ativo químico: como ácidos queratolíticos, que removem a camada mais superficial da pele e realizam uma esfoliação química.

Grânulos: mais finos ou grossos, naturais ou não, responsáveis por esfoliar fisicamente a pele.

Ambos os tipos removem a pele morta e outras impurezas, seja por descamação ou abrasão. Por isso, a hidratação é um cuidado imprescindível após o uso de esfoliantes. A esfoliação pode ser realizada em todas as partes do corpo, mas cada região exige um cuidado especial e uma frequência. A pele do rosto, por exemplo, não é igual a dos cotovelos.

Qual a diferença de esfoliante facial e corporal?

Apesar de ter a mesma finalidade, os esfoliantes faciais e corporais tem uma grande diferença entre si: o agente esfoliante presente em sua formulação e a frequência de uso.

Esfoliante facial: possui grânulos mais finos ou conta com ativos químicos que ajudam na uniformização do tom da pele. Recomenda-se a esfoliação no rosto semanalmente, com exceção da área dos olhos, que não produz tanta oleosidade e é muito mais fina.

Esfoliante corporal: contém partículas mais grossas e a frequência de aplicação deve ser menor. Se realizada quinzenalmente, ajuda a evitar pelos encravados e a alisar áreas mais ásperas, como cotovelos, joelhos e sola dos pés.

Como esfoliar a pele

A pele do corpo costuma ser mais seca, porém menos sensível que a do rosto, que por sua vez é mais oleosa e fina. Siga as recomendações descritas no produto ou consulte um dermatologista.

Pele oleosa ou acneica: a esfoliação pode ser com maior frequência, até três vezes por semana. Procure esfoliantes em gel ou sérum, com ativos anti-inflamatórios químicos, como o ácido salicílico, ou naturais, como a melaleuca. A esfoliação é essencial nesse tipo de pele para prevenir a aparição de cravos, espinhas e até mesmo a acne.

Pele sensível: esfoliantes com grânulos sintéticos e de forma homogênea, como os de quartzo, são os mais recomendados para não irritar esse tipo de pele. Evite esfoliar mais que uma vez na semana, pois isso pode agredi-la.

Pele seca: apesar da sua condição ressecada, é importante esfoliar esse tipo de pele ao menos uma vez na semana para renovar sua textura e trazer suavidade. Para isso procure produtos em creme ou loção com grânulos naturais, que fornecem mais nutrientes. Além disso, não descuide da hidratação: utilize hidratantes sempre após a esfoliação.



Como esfoliar a pele?

Seja a aplicação no rosto ou corpo, existe um passo a passo comum e importante a ser seguido.

Limpeza: lave o rosto ou corpo com o produto de sua preferência indicado para seu tipo de pele e enxágue. Se necessário utilize também um demaquilante.

Esfoliação: aplique o esfoliante e massageie a pele com movimentos circulares e suaves. No rosto, use a ponta dos dedos e, no corpo, as mãos em um todo. Enxágue completamente para eliminar as partículas. Caso seja um esfoliante químico, confira no rótulo se ele deve ser enxaguado.

Hidratação: aplique um creme, gel ou outro hidratante de sua preferência que seja indicado para seu tipo de pele. Para o rosto, você pode tonificar a pele antes desse passo. O tônico ajuda a cuidar dos poros dilatados e preparar a pele para ser hidratada.

Para deixar sua rotina de beleza diária completa para resultados visíveis, não deixe de conferir outros conteúdos especiais, como o Guia de Limpeza e o Guia de Hidratação que preparamos para você.

- Por Carolina Gaudencio