Diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free

Com tantos produtos no mercado você não entende a diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free? A dermatologista Denise Lage explica!

Hoje em dia há uma variedade de cosméticos veganos, naturais e cruelty free. Mas você sabe a diferença entre os três selos mais populares do momento? Se a sua resposta é “não”, chega mais, a dermatologista e expert, Denise Lage, revela qual a diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free, para você escolher o melhor para você. Confira!

Entendendo os selos

Cosméticos veganos: os cosméticos com selo vegano contam com total ausência de ingredientes de origem animal. “Porém, eles podem recorrer a alternativas sintéticas, trabalhadas em laboratório”, explica.

Cosméticos naturais: “esse tipo de cosmético precisa ter, pelo menos, 95% dos componentes naturais com origem vegetal ou animal, e os 5% restante, completamente orgânicos”, conta.

Cruelty free: esse termo, traduzido para o português, significa “livre de crueldade”. “Ele atesta que todo produto com o selo foi fabricado sem testes em animais em nenhuma das etapas de produção”, revela.

Como identificar?

Para identificar se o produto é vegano, cruelty free ou natural, fique atenta aos selos nos rótulos. Os veganos contam com o certificado, os cruelty free com a imagem do coelhinho, e os naturais, com o selo IBD.

“Vale lembrar que um cosmético natural não necessariamente é cruelty free e vice-versa. Fique atenta as composições”, alerta Denise.

- Por Aline Marchiori