Como usar tape facial: descobrimos se faz diferença na pele

Entre trends e tendências: descobrimos como usar as tapes faciais e quais cuidados realmente transformam a sua pele

As tapes faciais ganharam um bom destaque: suavização de linhas? Inchaços matinais? Quem não deseja, certo? Mas, desvendamos se as fitinhas realmente são o caminho para cuidar da pele no longo prazo.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Como usar tape facial? Para que servem?

O uso de tapes faciais foi inspirado em técnicas de fisioterapia e, em teoria, ajudariam a dar um leve suporte no rosto, drenando inchaços e reativando a circulação.

Se você é adepta do uso das fitas, pode perceber um efeito lifting e linhas finas disfarçadas, no entanto, não existem estudos que afirmam o efeito de tratamento e prevenção de rugas – ou seja – a estrutura da pele não é verdadeiramente transformada. “Como dermatologista, vejo os tapes faciais como coadjuvantes, não como tratamento principal. O custo costuma ser acessível e a aplicação simples, mas os resultados são sutis e temporários, fala a dermatologista Gabrielle Mendonça.

Em dia de fotos ou eventos, as fitas podem sim funcionar como um truque passageiro para dar efeito fresco no rosto. “Os efeitos sobre circulação são temporários. Elas não substituem tratamentos dermatológicos, mas podem ser aliadas pontuais dentro de uma rotina de autocuidado e, principalmente, para minimizar inchaços”, complementa a médica.

As fitas faciais trabalham com efeito tensor

O que é o efeito tensor?

Pense no efeito tensor como uma sensação de pele esticada: a aparência de que tudo está mais no lugar, com contornos mais definidos e linhas menos visíveis. O uso das fitas cria justamente isso: a aparência temporária de pele levemente repuxada e firme.

Existem contra indicações das fitas?

O uso prolongado das fitas, especialmente em peles mais sensíveis, pode causar vermelhidão e coceira, por conta da cola. Já o uso contínuo, pode comprometer a proteção cutânea.

Se você tiver feridas abertas ou até acne ativa, a recomendação é de não aplicar as tapes na região e esperar a cura completa. Gabrielle explica como experimentar as fitas com segurança: “Pessoas com
rosácea, acne ativa, alergias a adesivos ou alterações na sensibilidade da pele devem evitar a técnica. A recomendação é sempre testar antes e, de preferência, contar com orientação de um profissional”.

Como manter a pele firme?

Para minimizar o aparecimento de linhas e rugas, o foco é consistência e ativos corretos, para o estímulo da produção de colágeno e proteção da pele. Ativos como Vitamina C, Ácido Hialurônico e Retinol, agem justamente nessas necessidades, especialmente a partir dos 25 anos. Claro, o uso de protetor solar é indispensável.

Gabrielle ainda conta o que pode ser feito, em conjunto com seu médico, para melhorar a firmeza da pele, estimular o viço e dar uma aparência saudável. “Nos consultórios, os tratamentos mais eficazes para minimizar linhas são: toxina botulínica, laser – como o Fotona, e microagulhamento com drug delivery”.

O tapping dá um resultado de lifting tempórario

- Por Isabelle Guedes