Como se faz um perfume sustentável?
Entenda como é produzido um perfume sustentável e quais selos compõe uma fragrância atenta ao meio-ambiente
10/09/2024
Menor impacto ambiental, um plantio não-agressivo das flores e até um transporte com menos emissão de gás-carbônico: com quantos componentes se faz um perfume sustentável?
Aqui, diferenciamos os principais selos ecológicos dos produtos e conversamos com o treinador de fragrâncias L’Oréal, Ricardo Assi, para entender quais pontos são levados em conta para reduzir o impacto da perfumaria.
Veja Mais
Perfume natural, orgânico, vegano ou cruelty free?
O primeiro passo para entender o que faz um perfume sustentável, está ligado aos ingredientes usados nele. É comum encontrar alguns selos, como “ingredientes naturais” e “cruelty free” e entender o significado de cada um:
- Natural: composições feitas minimamente de 95% dos ingredientes livres de petroquímicos, transgênicos, conservantes sintéticos e corantes. O selo USDA Organic é uma certificação que atesta um produto natural;
- Orgânico: um produto com esta característica, vem de uma produção livre de agrotóxicos ou ingredientes transgênicos. O selo ECOCERT é uma certificação que atesta um produto natural;
- Vegano: é um produto que não leva ingredientes de origem animal, como mel, ambar cinza e musk;
- Cruelty free: livre de testes em animais ou que em algum momento do processo tenha causado sofrimento animal. Os selos Leaping Bunny, Caring Consumer e CCF Rabbit são certificações que atestam um produto cruelty free;
@lancome.official Infinitely refillable for infinite happiness. Choose a La vie est belle refill for a simple gesture for you and the planet. #Lancome #Fragrance #Lavieestbelle #Refill #ASMR #Satisfying
Como se faz um perfume sustentável?
A busca por fragrâncias mais naturais, de produção ética e que não agridam o meio-ambiente, têm se tornado regra no mundo da perfumaria. Da produção de embalagens mais simples, a fornecedores que atestam uma cadeia justa e colheita de ingredientes que conserve o local de produção, um perfume sustentável se constrói de diversas notas.
Do plantio dos ingredientes, à colheita; da irrigação, ao transporte das matérias-primas; da embalagem, à refilagem: são muitos os fatores que compõem um perfume sustentável. Ricardo Assi, treinador de fragrâncias L’Oréal, conta um pouco mais sobre.
“Para deixar todo mundo na mesma página, quando uma nota é considerada sustentável, ela respeita o ecossistema que ela está inserida, desde o plantio até a extração. Ou seja, o adubo é feito de maneira orgânica, toda a irrigação das flores é feita com água de reuso e utilizamos pouco maquinário, para quase não existir produção de gás carbônico. Então, é quase um trabalho, com o intuito de não empobrecer o solo e não deteriorar o local onde essa produção está inserida”.
Perfume com vidro reciclado
Não só o emprego de vidro reutilizado em outros frascos, faz uma embalagem ser sustentável. Repensar a quantidade de matéria-prima também é um ponto a ser considerado, já que significa retirar menos componentes da natureza. Por isso, Ricardo traz o exemplo de La Vie Est Belle, de Lancôme.
“Quando fizemos 10 anos, diminuímos o peso do vidro e acrescentamos mais vidro reciclado. Com isso, a gente consegue economizar 1 milhão de frascos por ano, que seriam descartados no meio ambiente – o que é uma celebração para nós. Mexemos também na embalagem externa e agora utilizamos um papelão ecologicamente correto. Com isso, economizamos 15 toneladas de papelão por ano”.

La Vie Est Belle Lancôme Eau de Parfum - Perfume Feminino
La Vie Est Belle é o icônico perfume importado Lancôme que transcende a fragrância. Uma verdadeira joia olfativa feminina, sua composição floral oriental gourmand
9x R$ 71,10

La Vie Est Belle Lancôme Eau de Parfum Refil - Perfume Feminino
Perfume importado feminino floral oriental gourmand. Com ingredientes naturais, manifesta uma nova era.
10x R$ 70,52
Ingredientes sustentáveis
A gente sabe que flores são empregadas para produzir o óleo que dá o cheirinho dos perfumes. Mas você já parou para pensar que todo o processo de colheita e plantio também entram na matemática? A ideia, ao produzir é uma perfumação sustentável, sem alterar os cheiros já amados.
“Também mexemos no suco, na construção olfativa de La Vie Est Belle. Mudou o cheiro? Não, absolutamente não. Trocamos o álcool, por álcool vegetal, que vem da beterraba, e que tem um processo de extração que é muito menos agressivo para o meio ambiente. A gente também tem na construção olfativa íris e patchouli, que agora são colhidos de maneira sustentável”.