- Por Karina Hollo

Como recuperar a maciez da pele

Depois da temporada de frio, a pele fica ressecada, sensível, opaca e perde a maciez. Conheça táticas para recuperar a suavidade.

Quando a textura da pele do rosto apresenta relevo irregular, “bolinhas”, manchas e cicatrizes (algumas de acne), adeus pele de pêssego. E a situação se agrava quando você não segue um ritual disciplinado de beleza, que inclui limpeza, tonificação, hidratação e proteção diárias. Para reverter a situação, aqui vão algumas táticas para fazer em casa ou no consultório.

Em casa

Para começar, é preciso seguir a rotina de cuidados com produtos específicos para o seu tipo de pele. “Quem tem pele oleosa deve optar por ingredientes como ácido salicílico, que ajudam na renovação celular”, explica o dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology.

Tônicos e hidratantes devem seguir no mesmo modelo: com extratos calmantes para peles secas, e adstringentes com pouco álcool para as peles oleosas.” Ele recomenda também o uso de esfoliante duas vezes por semana.

No consultório

Para melhora do aspecto geral da pele, muitas vezes os cosméticos não são suficientes. Aí, é hora de investir em tecnologias como a radiofrequência microagulhada Eletroderme (da Plataforma Solon), que penetra profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno.

“As agulhas do Eletroderme ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, preservando a superfície. Isso faz com que a temperatura da derme chegue até a 70 ºC, estimulando a produção de colágeno, o que tem impacto direto na textura da pele”, explica o dermatologista.

Com o aquecimento, a ação do Eletroderme provoca o estímulo da regeneração celular, com a proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina e de colágeno, além da proliferação de vasos sanguíneos.

“Esta técnica pode ter ação até a derme média e, por possuir radiofrequência, realiza pontos de coagulação de efeito térmico”, diz. A reconstrução do colágeno, de dentro para fora, promove melhoria na textura e relevo da pele em todas as camadas, inclusive a superficial.

Durante o procedimento, o paciente pode sentir leve aquecimento no local. Para que os resultados sejam satisfatórios, são necessárias, em média, três sessões com intervalos mensais. “Em 15 dias já é possível ver os primeiros resultados. Os finais aparecem após quatro meses”, comenta ele.

 

Rotina de cuidados
Seleção de hidratantes para acompanhar o seu dia a dia

Hidratante facial Clinique
https://www.belezanaweb.com.br/clinique-pepstart-hydrorush-fps20-hidratante-facial-15ml/

Gel Hidratante Granado
https://www.belezanaweb.com.br/granado-granaderma-antioleosidade-gel-hidratante-facial-50g/

Água Hidratante M·A·C
https://www.belezanaweb.com.br/mac-mineralize-charged-water-agua-hidratante-facial-100ml/

Loção Hidratante The Body Shop
https://www.belezanaweb.com.br/the-body-shop-drops-of-youth-youth-essence-lotion-locao-hidratante-facial-160ml/