Como o clima interfere no perfume?

Transforme a sua experiência olfativa descobrindo como o clima interfere no perfume. O expert Fábio Navarro nos contou tudo aqui!

Compartilhar:

Antes de comprar um perfume, você já pensou que a influência do clima sobre as fragrâncias pode interferir na percepção, na durabilidade e na projeção? Descubra como o clima interfere no perfume, o perfumista e expert, Fábio Navarro, nos explica tudo sobre a dança sutil entre notas olfativas e condições atmosféricas!

Como o clima interfere no perfume?

Os perfumes duram mais no frio ou no calor? Por quê?

“No frio normalmente você se movimenta menos, faz menos exercício e aquece menos o seu corpo, o que significa aquecer o seu corpo? Quando a gente sai para andar a temperatura é uma, quando eu saio para correr, a temperatura do corpo sobe. Quanto mais a temperatura do corpo subir, mais eu vou fazer com que essa fragrância se expanda, mais eu vou fazer com que ela apareça e mais eu vou fazer com que ela acabe antes, porque a fragrância e a essência vão expandir de acordo com calor” explica Fábio.

E um ponto importante que Fábio nos conta é que no frio normalmente a gente aplica a perfume mais quente, no calor perfumes mais frescos, não é regra 100%, cada um faz aquilo que gosta, mas tem esse contraponto!

As fragrâncias ficam mais fortes em dias quentes? 

“Tudo isso depende. Se você está usando um cítrico ou se você está usando um oriental. Dias quentes sempre tem a propensão de sim as fragrâncias ficarem mais perceptivas”, diz o perfumista. 

Em resumo “quanto mais calor meu corpo emitir, mais a fragrância vai se expandir, vai sair da minha pele para o ar e eu vou perceber que ela termina antes. É a temperatura do nosso corpo”, comenta o expert.

Tenho que borrifar mais perfume no corpo quando estiver frio?

“Não precisa borrifar mais. Cada um tem o seu formato, quantas borrifadas gosta, quantas não gosta e em que parte do corpo prefere”, conta.

“Quando está mais frio, a gente vai colocar fragrância em partes que apareçam mais, porque muitas vezes você está cobrindo mais o seu corpo. Então você colocar fragrância onde você vai colocar um casaco por cima, ele vai fazer com que a fragrância não saia tanto. É mais importante pensar em colocar mais perfume no pulso, que está mais exposto ou colocar mais na parte de cima do pescoço, para que a fragrância possa aparecer”, explica o expert.

Fábio complementa que se for uma fragrância oriental, amadeirada ou especiada mais quente, você pode até borrifar menos. E se for uma fragrância mais fresca, floral, transparente, você pode borrifar mais.

Agora que você já sabe quais as interferências do clima nas fragrâncias, saiba mais sobre como fazer o perfume durar mais e outros truques de aplicação!

- Por Nathalia Marchi