Como escolher entre contorno e bronzer

Como e quando usar contorno e bronzer na maquiagem

Toda vez que vai se maquiar, você não sabe se usa contorno ou bronzer? Acredite, muitas pessoas têm a mesma dúvida. É que apesar de serem produtos parecidos, eles servem para funções totalmente diferentes. Quer entender quais são elas? Chloé Gaya, nossa expert e makeup artist, explica quais são as principais diferenças entre eles e como escolher o ideal para cada momento. Vem ver!

Igual, mas diferente!

Em relação a forma, os dois podem ser encontrados em versões em pó ou cremoso, mas a principal diferença está na finalidade. “O bronzer é para dar o aspecto de bronzeado na pele, já o contorno serve para criar um efeito de profundidade”, explica Chloé. O contorno, geralmente é fosco e utilizado em regiões do rosto que a pessoa queira diminuir, criando um sombreado, já o bronzer tem cintilância, destacando as áreas onde é aplicado.

Como usar?

O contorno deve ser utilizado nas regiões do rosto onde queira dar profundidade. “Abaixo do osso zigomático, que é o osso que fica na região das bochechas, dá impressão de rosto mais fino, caso queira afinar o nariz, aplique nas laterais dele, abaixo da mandíbula é para quem quer afinar o pescoço, e na raiz do cabelo é para quem deseja disfarçar testa com grandes proporções”, explica a expert. Vale lembrar que não existe uma regra fixa, cada um deve fazer o contorno de acordo com o seu objetivo. Já o bronzer pode ser utilizado como um blush, dando um toque de cor e iluminação ao rosto.

Quando usar?

Tanto o contorno, como o bronzer podem ser usados em qualquer momento. “A minha sugestão é apostar no contorno quando estiver com uma make mais elaborada, para fotos ou noite. E o bronzer para uma maquiagem iluminada para o dia”, indica Chloé.

Acerte na escolha

Na hora de escolher um contorno, fique atenta ao seu tom. Ele deve ser dois tons mais escuros do que a sua pele e ter textura matte. Agora, para o bronzer, opte por um tom levemente mais escuro. Para conquistar um efeito natural, o ideal é que quem tem pele negra opte por um dourado mais intenso e alaranjado, já as morenas, podem apostar em um bronzer cobre. E as mulheres de pele clara, podem escolher um tom dourado mais suave e amarelado, pois, caso contrário, o rosto pode ficar marcado.

- Por Aline Marchiori